domingo, julho 19, 2015

RODELAS TEM A MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA " TUXÁ" DO BRASIL.

povo-tuxá

O povo indígena Tuxá habitou o Brasil mesmo antes da colonização. Hoje, sua população é de aproximadamente 2.142 índios, que, em sua maioria, vivem na cidade de Rodelas, um município da Bahia margeado pelo rio São Francisco.

Os Tuxá vivem em diversas ilhas por lá, mas a sua terra tradicional é a Ilha da Viúva. A ilha foi inundada com construção da hidrelétrica de Itaparica e os Tuxá foram transferidos para Ibotirama e Rodelas, municípios baianos, e para a margem direita do rio Moxotó, em Pernambuco, estado também já habitado por esse povo, juntamente com a Bahia e Alagoas.
Sua filiação linguística é desconhecida, supondo ser uma língua original. Os Tuxá dedicam-se atualmente, de forma quase que exclusiva, à pescaria e à agricultura comercial, que nos últimos anos vem substituindo o cultivo como modo de vida.

Os Tuxá estão na luta pelos seus direitos, incluindo o combate ao racismo ambiental, a preservação da natureza onde vive e o direito de suas terras. Além de lutar para que a sua cultura e a tradição agrícola sejam respeitadas e preservadas.

Fonte: cbhsaofrancisco


Nenhum comentário: