quinta-feira, agosto 06, 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA

 



Estão abertas as inscrições para a Oficina de Captação e Manejo de Água de Chuva, que será realizada no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Pau dos Ferros (RN), entre os dias 17 e 21 de agosto. O evento é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Solos e Embrapa Semiárido, com o apoio da UFERSA.
Os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 13, pelo e-mail enio.girao@embrapa.brou telefone (85) 3391-7149. A capacitação tem como público-alvo técnicos, pesquisadores, extensionistas, universitários e agricultores do Alto Oeste Potiguar que tenham interesse ou experiência prévia em instalação e manutenção de sistemas de captação e manejo de água de chuva.

A capacitação pretende ainda gerar debates e promover conhecimentos sobre as tecnologias sociais de barragens subterrâneas e cisternas de produção. A ação integra o Projeto Transversal Água, resultado do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O projeto atua nos 14 Territórios da Cidadania do Semiárido brasileiro apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo o pesquisador da Embrapa, Enio Girão, o tema abordado na capacitação é uma demanda das instituições e das ONGs da região que constroem barragens subterrâneas e cisternas de produção. Girão afirma que existem maneiras distintas de construir essas tecnologias sociais e que a oficina será uma oportunidade de debater sobre as diferentes metodologias empregadas pela Embrapa e por outras organizações. "É importante que esse espaço de discussão sobre as tecnologias seja criado. Esse relacionamento gera diferentes conhecimentos sobre o tema", enfatiza.
Dentre os temas abordados na capacitação terão destaque conceitos, objetivos, funções, modelos, componentes, potencialidades e limitações de barragens subterrâneas e cisternas de produção. Além disso, também serão tratados aspectos como o manejo de solos e da água de cisterna para o uso humano, vegetal e animal. A capacitação contará com atividades práticas em propriedades rurais onde essas tecnologias já estão sendo instaladas.
Segundo o pesquisador, estima-se que 40 participantes sejam selecionados para a capacitação. Para ele, essa ação viabiliza o planejamento de atividades conjuntas, possibilitando futuras parcerias entre a Embrapa e outras instituições e ONGs que estão realizando ações no território do Alto Oeste Potiguar. "É uma oportunidade de fazer contato com universidades, ONGs e outras instituições que estarão presentes.", ressalta.
Outro aspecto importante é o benefício das tecnologias para o agricultor familiar, uma vez que muitos municípios da região estão em fase de racionamento de água. A capacitação será ministrada pelos pesquisadores da Embrapa Enio Girão, Maria Sônia Lopes da Silva, Flávio Adriano Marques, Luíza Brito e Cláudio Nogueira, técnico em agropecuária da Cooperativa Mista de Trabalho e Assessoria Técnico Educacional (COMTACTE).

Projeto Transversal Água
O projeto Transversal Água é resultado do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Embrapa. Destinado aos agricultores familiares dos Territórios da Cidadania beneficiados com as ações do Plano Brasil Sem Miséria, o projeto visa identificar beneficiários e tecnologias sociais de captação de armazenamento de água de chuva de acordo com as necessidades das famílias, além de promover a capacitação técnica e treinamento dos agricultores familiares e demais públicos vinculados ao projeto.


Fonte: Capril virtual

Nenhum comentário: