quarta-feira, agosto 19, 2015

ATENÇÃO CIDADES DO VALE DO SÃO FRANCISCO. VEJAM ESSE EXEMPLO.


Mudas de plantas nativas da caatinga

No sertão do estado de Alagoas, existe um projeto de preservação da caatinga que serve de exemplo a demais cidades sertanejas do nordeste.
O projeto RENAS-SER é um projeto de recuperação de nascentes no sertão alagoano, com patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.



 
Proposto pela OPA - Organização de Preservação Ambiental, o Renas-Ser tem apoio do Instituto Palmas, com parcerias das Prefeituras Municipais de Água Branca, Mata Grande e Pariconha, cidades contempladas pelo projeto.
 
Atua na linha de gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, tendo como tema transversal a Educação Ambiental, com foco na conservação de recursos naturais.



 
O objetivo do projeto é Contribuir para a recuperação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida e das condições de convivência com o semi-árido, através da garantia da sustentabilidade das nascentes e da construção coletiva de um imaginário que internaliza conceitos de Educação Ambiental.




O Renas-ser Fomenta a internalização de conceitos de Educação Ambiental, através da capacitação dos moradores das comunidades rurais e alunos das escolas rurais, para atuarem como multiplicadores para uma nova relação com a biodiversidade e, em particular, com a água das nascentes.




Promover a mobilização e organização dos sindicatos rurais e da comunidade em torno da preservação das nascentes;  Apoiar a criação de grupo de discussão nas escolas e comunidade, fazer levantamento da organização social das comunidades selecionadas e formação de um Grupo de Educação Ambiental em cada localidade formando uma rede, planejamento participativo, com a preparação da metodologia e do material didático e/ou de comunicação,oficinas, debates, reuniões, com proposição de temas a serem trabalhados junto com as comunidades,

  




Elaborar uma agenda de debates da população com especialistas, são mobilizações e atividades promovidas pelo projeto renas-ser.

Com algumas informações e imagens do projeto Renas-ser

Nenhum comentário: