segunda-feira, agosto 03, 2015

EXPOMACURURE É SUCESSO DE PUBLICO E DE ANIMAIS.




Redação Chorrochoemfoco
A exposição de caprinos e ovinos de Macururé, a EXPOMACURURE, foi sucesso absoluto tanto em animais expostos como publico presente.
O evento que é realizado pela prefeitura municipal de Macururé, é uma forma de valorizar a caprinovinocultura do município, e diretamente o home do campo. Na sua segunda edição, a prefeita do município Silma Eliane, ficou satisfeita com a presença dos criadores que vieram de varias cidades da Bahia, desde cidades mais próximas as mais distantes do município, “isso comprova que nossa feira a cada ano vem crescendo, e essa é uma das melhores formas de valorizar e incentivar aos nossos criadores. E a prefeitura esta sempre procurando investir nessa área, pois nosso município tem o maior rebanho de caprinos e ovinos da região.” Disse a prefeita Silma.







 E os investimentos não param por ai, a prefeita anunciou que o município estará contratando um veterinário exclusivo para atender os criadores de todo município de Macurure, para auxiliá-los nas prevenções de doenças e orientações veterinárias. Silma ainda falou que carros pipas estão sendo locados para atender as necessidades do homem do campo do município. E para abrilhantar ainda mais a exposição, a prefeita acatou uma sugestão dos criadores, e já estuda a possibilidade, que no próximo evento, irá realizar um leilão de animais na exposição.








Os criadores presentes na expomacurure aprovaram toda estrutura montada pela Prefeitura, e ficaram satisfeito com as vendas de animais. Ate queijo de leite de cabra foi feito na exposição por familiares de um dos criadores! Muitos criadores estão começando a investir nesse derivado do leite de cabra. Seu Augusto da cidade Uauá-BA,  ganhador do concurso de leiteiro, onde sua cabra da raça saane, chegou a dar quase 4 quilos de leite, explica  que “ o leite de cabra é um leite que não é ofensivo a saúde, ate criança recém nascida pode tomar o leite de cabra, que não ofenderá a saúde da criança” explicou  o criador Augusto.



Anexo a exposição, esta acontecendo a Feira Cultural, onde estava sendo demostrando as culturas do município de Macururé como artesanato, preservação do meio ambiente, apresentações culturais entre outros atrativos da cultura macurureense.







O criador Alair da cidade Euclides da Cunha-BA, falou de sua satisfação de esta no meio dos grandes “baloartes” de criadores de toda região, e em participar de um evento dessa qualidade” elogiou Alair.  O criador ainda falou das raças saane e Anglo que ainda são as melhores opções para serem criadas e produzidas no sertão. E a raça Boer ainda fica em primeiro lugar, para o criador que pretende produzir carne.




Antonio Alves da cidade Chorrocho, elogiou a peculiaridade dos animais presente na exposição. E falou que os preços estavam equivalente a qualidades dos animais.

Imagens:Eloy Netto

Nenhum comentário: