terça-feira, setembro 08, 2015

REUNIÃO DE HOJE 08,NA CAMARA DE VEREADORES DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO-PE



Redação Chorrochoemfoco.
A reunião no poder legislativo do município de Belém do são Francisco-PE, teve seu inicio com tradicionalmente hino nacional.
Em seguida foi aberta a tribuna popular, onde a população tem o espaço para fazer uso da palavra, e o senhor Samuel regente da filarmônica de Belem(escola de musica), usou da mesma, e apresentou um projeto, pedindo apoio aos parlamentares para compra de uniformes da banda marcial. Pois a banda tem intenção de participar da Copa pernambucana de musica. Umas das alunas marcela, uso a tribuna e intensificou o pedido aos vereadores, “ vocês estão ajudando, jovens que poderiam esta nas ruas usando drogas, bebendo, se prostituindo, mais nos somos apaixonados pela musica, vocês estão ajudando a cultura de nossa cidade.” frisou Marcela.


Depois outro cidadão, Rogerio, usou da tribuna para lembrar que haverá uma reunião nos próximos dias 25 e 26 de setembro, onde contará com a presença de um secretario de estado, e pediu que os jovens músicos, comparecessem com o projeto, para solicitar uma ajuda do governo do estado através do secretario. Rogerio também ressaltou, a falta de projetos no município, referente piscicultura. Onde as cidades vizinhas já contam com esse programa, e vem trazendo grande desenvolvimento  para cidades citadas. Rogério pediu ainda, que os vereadores cobrem mais da Chesf, projetos de desenvolvimentos para Belém, perdidos no passado, que foram para outras cidades.

O Primeiro parlamentar a se pronunciar na camara foi Vavá do Bode. Onde o mesmo salientou que não é fácil trazer desenvolvimento para nossa cidade, pois a mais de três anos, atreves do deputado  Jorge Corte Real, o vereador solicitou poços artesianos, e ate hoje nada! Quando ligamos para os setores responsáveis no governo, ficam passando de setor para setor e não se resolve nada. Indagou Vavá.

O Vereador Drº Henrique Marcula, lembrou-se de sua juventude, quando também, fazia parte das bandas musicais. Marcula se referindo ainda à banda filarmônica sugeriu que ajuda solicitada pelos jovens, fosse dobrada o valor, que era apenas de 50,00. Passasse a ser de 100,00 reais de cada vereador, onde foi aceita por unanimidade. Dando continuidade a sua fala, Drº Henrique fez criticas a uma reportagem que foi noticiada na manha de hoje na FM Sertaneja de Abaré-BA,referendo-se a um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada no dia 28 de agosto, onde diz que as estimativas populacionais de alguns município do país reduziu.E lamentavelmente o resultado aponta que Belém do São Francisco é um dos dois municípios que não cresceu, e mais, perde inclusive para cidades pequenas como Macururé na Bahia. E o locutor da referida emissora, culpou os políticos do município pelos resultados negativos a cidade belemita. Henrique disse, que mais de mil famílias  migrarão para cidades de Santa Maria da Boa Vista, Oroco, inclusive Abaré, devido a guerra sangrenta que houve no passado, e não por culpa dos políticos nem da época, nem de hoje. Explicou Dr Henrique Marcula.
Marcula ainda pediu aos vereadores e a população, para conhecer os projetos de piscicultura nas cidades de Petrolândia e Cabrobo que estão dando certo. Dr Henrique alertou que o prazo para quem pretende ser candidato nas próximas eleições municipais, vai ate o inicio do próximo mês, Outubro. Convidou os jovens presentes para que participem mais das eleições, pois todos nos somos políticos nascemos políticos,e não podemos correr dessa responsabilidade.

5

O vereador de oposição Valdir Moreno, lembrou que no dia 7 de Setembro, nem as bandeiras foram hasteadas na cidade de Belem, a parte cívica não esta sendo lembrada mais em nossa cidade, será se vão culpar a crise também? Valdir Moreno falou, que o tão sonhado pátio da feira livre de Belem do são Francisco, já recebeu três recursos, e sabe lá que dia vai ser inaugurado! Esta parecendo às obras da transposição do são Francisco. Valdir também lembrou que o seguro safra ate o momento não foi depositado, e que o comercio de Belém esta perdendo, pois deixa de comercializar, mais de 800 mil reais. Encerrando sua fala, o vereador sugeriu que Samuel regente da banda marcial, recebesse o titulo de cidadão belemita. Uma forma de valorizar os serviços prestados ao município.



O líder da bancada representante do executivo, Vandinho Marcula. Opinou também sobre o 7 de setembro em Belém, e disse, “foi um 7 setembro negro”. Em sua fala Vandinho falou que o prefeito não tem obrigação de ver lixos nas ruas, buracos etc. Isso quem tem que fazer, são os assessores e secretários. O prefeito tem correr atrás dos recursos e benefícios para desenvolvimento do município. Vandinho Marcula apresentou um projeto de sua autoria, onde responsabiliza a COMPESA pelos buracos abertos na cidade. No projeto ainda resalva que, os danos causados pelos buracos a terceiros, também serão de responsabilidade da compesa.Outro ponto do projeto, diz que os buracos abertos pela compesa nas ruas de Belém, terão o prazo de 72h para serem fechados, caso a estatal não cumpra, será aplicada uma multa diária de 10%  de um salário mínimo. O líder do governo aproveitou a presença dos jovens, e pediu para acompanhar mais as reuniões na camara, pois quando for escolher seu candidato a vereador, escolha pela competência e sabedoria.


A próxima reunião no poder legislativo de Belém do são Francisco-PE, só será no próximo dia 22 de setembro.

Fonte das imagens: Blog Didi Galvão.

Nenhum comentário: