domingo, novembro 29, 2015

OS CASARÕES COLÔNIAS ENCANTADORES DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO-PE

Em homenagem a padroeira Nossa Senhora do Patrocínio de Belém do São Francisco-PE, o blog Chorrocho em foco, faz essa homenagem aos belemitas que, com muito Fe e devoção, comemora agora em 2015, 172º edição da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio. E nada melhor do que mostrar e falar dos lindos e bem preservados casarões da cidade.

O povoado de Belém do São Francisco surgiu a partir de uma fazenda pertencente a Antônio de Sá Araújo, que, em 1830, se estabeleceu às margens do Rio São Francisco, em terras do município de Cabrobó. Entre 1839 e 1840, durante uma das chamadas Santas Missões, tendo à frente o padre Francisco Correia, foi lançada a pedra fundamental de uma capela consagrada à Nossa Senhora do Patrocínio.

Em 1902 a povoação foi elevada à categoria de vila. O município de Belém do São Francisco foi criado em 11 de setembro de 1928, desmembrando-se do território de Cabrobó. E 1919, a cidade foi destruída por uma grande enchente, quando apenas a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade, ficou de pé. O município precisou, então, mudar-se para uma parte mais acima das margens do rio.

Andar pelas ruas de Belém do São Francisco, a 455 km do Recife, encanta e emociona.

Belém é tão apaixonante que já serviu de cenário para uma novela global - Senhora do Destino. Nela, foi retratada a vida difícil de uma mulher do sertão nordestino com cinco filhos para criar e sem marido, chamada Maria do Carmo, interpretada magistralmente por Carolina Dieckmann na primeira fase e por Suzana Vieira na segunda fase.

charmosa cidade sertaneja foi mostrada de diversas partes, do sertão despovoado até o centro da cidade pouco habitado (a novela no início se passava em 1968). Quem acompanhou a novela exibida em 2004 viajou também nas imagens fantásticas do imenso rio São Francisco, de águas calmas e límpidas.

Nem o sol causticante do sertão desvia sua atenção em direção aos belos e apaixonantes casarões coloniais, preservados e bem cuidados. Sem dúvida, Belém é uma das cidades mais lindas do interior nordestino, não apenas pela sua face arquitetônica, mas também pela deslumbrante paisagem que se estende no seu horizonte com a vizinhança do rio São Francisco.

Imagens e texto do facebook " Nordestino, Sim Senhor"



Nenhum comentário: