O ano mal começou, mas
não é o clima de férias que deve atrapalhar quem pensa em ingressar no ensino
superior ainda este ano. Na próxima sexta-feira, o Ministério da Educação (MEC)
vai divulgar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e, já na
segunda-feira (11), começam as inscrições no Sistema de Seleção Unificada
(Sisu).
São mais de 13 mil
vagas em dez instituições federais e estaduais. Em todo o país, são 228 mil
vagas em 131 instituições públicas.O Sisu é o sistema informatizado do MEC por
meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a
candidatos participantes do Enem.
Na Bahia, a maior
oferta está na Universidade Federal da Bahia (Ufba), que concentra 4.442 vagas
em 89 opções de curso nos campi de Salvador e Vitória da Conquista. Lá, o curso
com maior número de oportunidades é o Bacharelado Interdisciplinar em
Humanidades, no noturno, com 300 vagas abertas (ver tabela completa na página
ao lado).
A Universidade Estadual
de Santa Cruz (Uesc) é a segunda com mais vagas: 1.676. Em seguida, aparece a
Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 1.441 em todo o estado.Entre as
federais, a Univasf aparece em segundo lugar, com 1.490 vagas em 27 cursos de
graduação. O edital com todas as informações será divulgado até o final desta
semana. A terceira com mais vagas entre as federais é a Universidade Federal do
Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas em 29 cursos. São 80 a mais do que no ano
passado, devido a uma ampliação na oferta para o curso de Medicina.
O Correio não conseguiu
contato com a assessoria do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) para confirmar
o número de vagas oferecidas.
O pró-reitor de ensino
de graduação da Ufba, Penildon Silva Filho, explica que o processo de seleção
não teve mudanças, mas os candidatos devem ficar atentos aos detalhes que os
editais exigem e também ao calendário divulgado pelo MEC. “É importante que os
candidatos vejam suas notas. Algumas universidades divulgam no site as notas de
corte do ano passado. Assim, o candidato pode ter uma base se tem chances ou
não de conseguir a vaga”, explicou.
Prazos
É possível se inscrever
no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Será equação
complicada para a estudante Rebeca Galvão, 18 anos, resolver. “Não sei ainda o
que quero. Quero me inscrever para vários cursos. Não sei ainda qual deles
escolher. Estou na dúvida entre Psicologia, Medicina, Relações Internacionais,
BI de Humanas, Veterinária”, listou a moça, que concluiu o ensino médio no ano
passado. Ela garante que não está ansiosa pelo resultado. “Sei que fui mal.
Todos os colegas foram mal. Todos que corrigiram prova foram mal. Acho que as
notas de corte vão baixar”, comentou.
Os candidatos devem
especificar, entre as escolhas, a ordem de preferência, dizendo ainda a
instituição de ensino superior participante, local de oferta e turno. Vale lembrar
que só pode participar da seleção quem fez o Enem e não tirou nota zero na
redação.
“É importante que os
estudantes prestem atenção no edital, porque isso acaba interferindo nas vagas
dos alunos. Mesmo aqueles que têm boas notas no Enem podem perder por não
seguir as recomendações presentes no edital”, completa Penildon.
Coordenadora da
Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Uesb, Alana Muniz ressalta que o
número de estudantes que perde o prazo para matrícula é grande. “Muitas vezes
eles ficam desesperados porque perdem vaga já que não viram a chamada. Isso
acontece com muita frequência. Eles entram com recurso, mas não tem como
resolver a situação. Se perder a vaga agora, só no segundo semestre”, diz.
No entanto, a situação
pode ser ainda mais complicada e a chance de entrar na universidade pode ficar
para 2017. “Isso porque não são todos os cursos que abrem vagas no segundo
semestre. Alguns só ficam disponíveis no primeiro semestre”, explica.
Calendário
O sistema indicará as
notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de
curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a
vagas reservadas pela Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de
ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas
a ampla concorrência. É o caso de Ude Nascimento, 21, que vai tentar o segundo
curso na Ufba. Em 2013, passou em Língua Estrangeira, mas pretende trocar por
Gastronomia. Agora, já mais experiente no assunto, diz confiar em mais uma
convocação. “Estou bem tranquilo. As universidades públicas estão
desacreditadas e as pessoas estão seguindo mais para a privada”, avaliou.
O resultado da chamada
única será divulgado no próximo dia 18. Os selecionados farão a matrícula nos
dias 22, 25 e 26 de janeiro. Caso não seja chamado na primeira lista, o
candidato pode se inscrever na lista de espera. Para participar da lista, o
estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na
internet, no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br, no período de 18 de janeiro
até o dia 29 de janeiro.
Quem declarar baixa
renda tem que comprovar ou perde a vaga
Durante a inscrição, os
candidatos podem escolher a modalidade da reserva de vagas. No caso dos
estudantes de escola pública, é possível declarar ser de baixa renda, que
deverá ser comprovada posteriormente. Mas é preciso ter certeza de que se
encaixa no perfil determinado pelo MEC, caso contrário, o candidato perde a
vaga.
Na Ufba, por exemplo,
50% das vagas são reservadas a alunos de escolas públicas. Dessas, metade é
para estudantes de baixa renda, que devem ter um salário mínimo e meio de renda
per capita mensal. “Quando ele leva a documentação para comprovar, e o valor
excede, perde a vaga e não tem como resolver”, avisa Penildon Filho, da Ufba.
Na inscrição, o
candidato deve levar documentos que comprovem o valor, como extratos bancários
e declaração do Imposto de Renda e Cadastro Nacional de Informações Sociais
(CNIS). Os documentos específicos podem ser conferidos no sisu.mec.gov.br.
oferecerá quase um terço das vagas na Bahia no próximo semestre: 4.442 em 89 opções de curso (Foto: Robson Mendes/Arquivo Correio)
Documentação precisa
ser separada com antecedência
A matrícula nas
universidades começa no dia 22 de janeiro, mas o prazo que parece distante pode
ficar pequeno se o candidato deixar tudo para cima da hora. Então, a
recomendação é, desde já, separar todos os documentos solicitados. É o que fez
o estudante Ude Nascimento, 21. “Já comecei a preparar há duas semanas, para
não ter problemas quando os resultados saírem”, comentou.
Para se matricular, é
necessário apresentar, pessoalmente, o certificado de conclusão e histórico
escolar completo do ensino médio; CPF; documento de identificação original com
foto; certificado de quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino
com mais de 18 anos); título de eleitor; certidão de quitação eleitoral e foto
3x4 recente.
Como a matrícula é
presencial, quem pretende estudar em uma cidade que não seja a que mora ou em
outro estado também deve se preocupar com a passagem.
Ozildo Alves
Ozildo Alves
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