quinta-feira, janeiro 28, 2016

CRIADORES DE CHORROCHÓ-BA E REGIÃO, PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE MANEJO ALIMENTAR DE CAPRINOS E OVINOS.


Redação Chorrochoemfoco
Foi realizada no dia de ontem 27, na camara de vereadores de Chorrochó-BA, 1ª palestra para criadores de caprinos e ovinos de Chorrochó e região, com os temas: Cultivo de Palma e manejo Alimentar. Que teve como palestrantes, Rafael Senne, diretor técnico da Agrocuraçá e Jose Lucas,consultor de agronegócio e especialista em caprinovinocultura.


Rafael Senne mostrou alguns gráficos e estatísticas de chuvas na região dos últimos 6 anos. Em seguida mostrou que os caprinos e ovinos que comem palma, alem de estarem se alimentando estão bebendo água. Rafael falou de alguns tipos de palma, a exemplo da orelha de elefante, que é mais resistente a cochonilha, tem melhor produtividade, rápido crescimento e intensa brotação.


No plantio e corte da palma, o diretor da Agrocuraçá lembrou aos criadores, que a palma  não pode ser plantada agora no  período chuvoso, pois a terra esta úmida. Outro detalhe importante que Rafael citou, foi que a palma depois de cortada, tem que passar de 15 a 20 dias para ser plantadas, e nesse período, as raquetes tem que ficar em um local coberto fresco e arejado, nunca exposta diretamente ao sol.


Jose Lucas iniciou sua fala, explanando os tipos de sistemas de produção e as formas que todos os criadores criam e manejam seus animais. Em seguida Jose falou do valor da alimentação e quais nutrientes tem em cada alimento que é dado aos caprinos e ovinos. O sal mineral é um importante nutriente, mais que estão vendendo por ai “um tal de saquinho milagroso” que serve para misturar com o sal normal onde vem com pouquíssimo nutriente e cálcio.  Essas misturas tem que ter 50% de cálcio é bom sempre ler o que vem escrito nessas misturas. Alertou Jose Lucas.


Outro alerta do consultor, foi sobre a limpeza dos currais, desde cochos de comida e de água, principalmente nas propriedades que os animais bebem água de poço, pois o sal da água acumula no fundo dos cochos, então esses recipientes tem que sempre esta limpos.

O consultor Lucas deu uma dica muito boa para a desmama de borregos e cabritos, o “ creep feeding” Cocho privativo. É uma maneira de compensar a insuficiência de produção de leite das ovelhas ou cabras; Permite a produção de cordeiros ou cabritos mais pesados e mais uniformes,pois o uso do sistema “creep feeding” ou cocho privativo, favorece o aumento do ganho de peso das crias, no período de desmame, especialmente para crias duplas ou triplas, com reflexos positivos na recria, seja para abate ou para reprodução. Observa-se incremento no ganho de peso de 10 a 20%, quando comparado com crias que não receberam o creep feeding; Veja nas imagens a seguir, que esse sistema só permite aos borregos e cabritos mesmo mamando, se alimentarem. Pode ser instalado no meio do pasto ou no curral, a depender do seu sistema de produção de cada produtor.



Ambos palestrantes, falaram que os criadores tem que aproveitar muito das chuvas para fazer silagem(comida), pois a seca é a certeza de todos os anos, os criadores nunca podem esquecer disso.

Participou também da palestra e trouxe mais informações, foi Rafael e Albany Lope da Agencia de defesa agropecuária da bahia(ADAB). Albany falou da Cochonilha do Carmim, é uma praga que ataca severamente a palma forrageira, se reproduzindo rapidamente e enfraquecendo a planta. Alertou para que os criadores não comprem palma de outros estados do nordeste. O estado da Bahia é o único que a praga foi combatida significadamente.



No encerramento o Radialista, comunicador e apresentador do programa “A Hora do Bode” Eloy Netto, agradeceu aos palestrantes e a todos criadores e criadoras presentes, como também ao presidente da camara de vereadores Tercio, de Fafá, a vice-prefeita Sheila e aos secretario de Agricultura do município Oscar Araujo pela ajuda. Como também, ao apoio de João de Isaac Vivaldo Oliveira e do Vereador Beto de Arnobio.Se estendendo seus agradecimentos a toda imprensa regional.

Eloy Netto anunciou que outras palestras viram em breve, para trazer mais conhecimento aos criadores de toda região.


Nenhum comentário: