segunda-feira, janeiro 11, 2016

GOVERNOS INVESTEM MUITO POUCO NA AGRICULTURA DO SERTÃO(PARTE 1)



Redação Chorrochoemfoco
O blog esta realizando uma pesquisa entre as instituições de ensino superior e técnico da região do sertão do são Francisco, e comprovou que os cursos voltados para agricultura nessa região não tem muitas opções para os estudantes e nem prioridade para o poder publico.

Com exceção de Juazeiro-BA e Petrolina-BA, as demais cidades do sertão que tem faculdade ou escola técnica especializada, pouco oferecem opções referente a cursos voltados para área agrícola, mesmo não sendo um curso para nível superior ou técnico,a exemplo de cursos de Medicina veterinária, Zootecnia, engenharia agrícola entre outros.


A região do sertão do são Francisco, tem vasta área para ser explorada e estudada. A agricultura é o forte não só do nordeste como de todo país. Mesmo com a crise que assola o Brasil, a agricultura pouco foi afetada, a não ser com a seca ou com excesso de chuva em algumas regiões do pais, fato que acontece todos os anos.


O homem do campo principalmente de nossa região, necessita muito de um apoio técnico em suas propriedades rurais. E a carência é muito grande de médicos veterinários, zootecnistas técnicos agrícolas ou engenheiro agrícola. A ausência desses profissionais já começa pelas prefeituras, quando não oferecem em concursos, vagas para zootecnistas, veterinários, técnicos agrícolas ou engenheiro agrícola.

Na Bahia já foi ate extinta, uma das instituições que ainda dava suporte ao homem do campo, a empresa Baiana de desenvolvimento Agricola(EBDA), que foi substituída pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), que ate o momento não foi instalada nos municípios do sertão do estado. Em Pernambuco existe agência de defesa e fiscalização agropecuária de Pernambuco (ADAGRO).Que encontra-se sucateadas e quase sem funcionários. 

Mais ainda tem Instituto Agronômico de Pernambuco(IPA) que esta bem presente no sertão de Pernambuco.  vem dando uma expressivas contribuições para o desenvolvimento da agropecuária e à defesa do meio ambiente.

Mais no requisito investimento em cursos profissionalizante, técnicos e superior, nossa região ainda esta bem atrasada e sem prioridade por parte dos governos. 


As prefeituras com suas secretarias de agricultura, muitas das vezes colocam pessoas sem muito entendimento da área, e usam da pasta para fazer política e se esquecem de exercer a função. Tem cidade aqui em nossa região que tem secretário de agricultura tem! Significa dizer que os governos desde dos governadores a prefeitos, não tem muito interesse nem prioridade na agricultura de seu estado e município.


Continua...

Nenhum comentário: