domingo, fevereiro 07, 2016

CARNAVAL DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO, QUEM CONHECE VEM!


Mais uma vez os belemitas mostraram para Pernambuco que de carnaval entendem mesmo.

Era pouco mais de 18:00 horas quando a orquestra de frevos Dionom Pires deu os primeiros acordes do frevo Vassorinhas, era tudo que as centenas de foliões concentrados na beira do velho Chico queriam.

E lá vem ele, Zé Pereira, e no seu dia comemorado em todo o Brasil, o chamado "Sabado de Zé Pereira", aliás em Belém do São francisco, todo dia é dia de Zé Pereira, o mais antigo boneco gigante do Brasil e sua companheira Vitalina sairam as ruas para alegria de todos.
O sabado do Zé trouxe também o desfile das virgens de Belém do São Francisco, como é de costume, homens e adolescentes que fazem a sociedade belemita se vestemm de mulher e saem as ruas, depois sobem ao palco para o julgamento e recebem a premiação.

A mais simpática, a mais gostosa, a mais sapeca, a mais sensual ou mesmo a mais original, não importa a categoria, o que importa mesmo que é elas (eles) fazem parte do mais tranquilo e animado carnaval de Pernambuco, o carnaval da terra da cebola, o carnaval de Oiô de Licínio.


O sabado de Zé Pereira marcou também a vinda do deputado estadual Augusto César, vice-presidente da ALEPE, foi dele o projeto que tornou Belém do São Francisco "Cidade polo do carnaval de Pernambuco". Augusto César foi recebido pelo prefeito Gustavo Caribé e a primeira dama do município, Laissa Caribé.


Quem também estava entre a multidão foi o ex-deputado estadual Aníbal Caribé que posou para fotos com o amigo Augusto César e o sobrinho,  assessor de comunicação do prefeito Gustavo, Fabiano Caribé que vendeu o seu peixe aproveitando para dizer ao deputado e ao tioque é pré-candidato a vereador nas eleições de outubro, teve resposta positiva dos dois quanto ao apoio.


Belém do São Francisco tem folião de todas as idades, na foto abaixo um momento de descontração com esposa e filhos, Gustavo Caribé leva dois novos foliões para o Zé Pereira e Vitalina. João Caribé e Valentina brincaram nos braços do pai e da mãe.
E como carnaval tem de tudo um pouco, eis que por lá aparece uma figura conhecida de todos, Josenaldo se fantasiou de Pe. Cícero e arrancou fotos com o prefeito Gustavo e ainda (dizem), confessou o deputado, há quem diga que o cochicho foi "político", nota-se pelo lívro de ensinamentos petistas que o padre não largava.


Em meio a tanta gente tirando foto eu até que aproveitei e dei meu abraço em dois amigos, Gustavo Caribé e Augusto César.



Para concluir, todos sabem que Belém é a terra dos primeiros bonecos gigantes do Brasil, tem o carnaval mais tranquilo de Pernambuco, terrinha de povo ordeiro, pacato e que sabe brincar carnaval sem empurrar ninguém, mais ai daquele que tentar bagunçar o coreto, no carnaval belemita sempre tem um brabo, o "Paulo Lampião", historiador e admirador do rei do cangaço, ele sempre usa a fantasia de Virgulino Ferreira, mas na realidade não tem nada de brabo.

Izaurino Brasil

Nenhum comentário: