terça-feira, março 08, 2016

BELÉM REALIZA PALESTRA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS(LIXO), QUEM POLUIR, VAI PAGAR!


Redação Blog do Eloy Netto
Aconteceu  no dia de ontem 08,no auditoria da câmara de vereadores de Belem do São Francisco-PE, palestra sobre resíduos sólidos voltadas para agricultores, feirantes e comerciantes, Realizada pela Prefeitura Municipal e pelo SEBRAE.


A palestra foi ministrada pelo engenheiro Agrônomo  e assistente social Miqueias Dantas, onde foi dado algumas explicações e alternativas,  da forma correta de tratamento do lixo e as vantagens econômicas que podemos  ter com os resíduos sólidos.


O lixo hoje é um problema social de saúde publica e educação, a quantidade de lixo produzida no mundo esta tão grande, que não há mais espaço para tanto lixo. Em 1950 o numero de habitantes no mundo era de 51 milhões, hoje em 2016, já passa dos 200 milhões, quanto mais gente, mais lixo.

Devido  a isso, inúmeros países já tem leis para multar desde dos que geram o lixo, o poder publico e o consumidor. No Brasil desde 2010, foi criado o PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) Lei nº 12.305. Preliminarmente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos,  será objeto de discussão nas audiências públicas regionais e na consulta pública compreende o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos, cenários, metas, diretrizes e estratégias para o cumprimento dessas metas. Isso ate 2014, prazo dado pela justiça para que os municípios se adequassem ao PNRS. Hoje o Ministério Publico já pode atuar e multa aqueles municípios que não elaborarão seu plano de coleta e reciclagem do lixo. E o município, já pode multar quem polui as ruas com os resíduos sólidos. Cada cidade pode criar sua própria lei, se adequando a realidade de seu município.

Miqueias deu algumas alternativas do que pode ser feito com o lixo, e com isso ter alguma renda, tem pessoas em outras cidades que chegam a fazer quase 1.500 REAIS COM O LIXO! Por exemplo, com  o lixo das feiras livres, que podem virar adubo orgânico, que é utilizado na plantação de cebola e de outras plantas.

Já os resíduos sólidos seco, que são os materiais produzidos por indústrias a exemplo de garrafas peti, baterias, lâmpadas, vidros entre outros, podem voltar para as fabricas e serem fabricados novamente.




Nenhum comentário: