terça-feira, março 15, 2016

CESVASF FAZ 40 ANOS DE HISTORIA E COLABORAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS.



Entrevista da Presidente da ABCDE, professora Ana Gleide de Souza Leal Sá, e do Diretor do CESVASF, professor Valmi Pires Campos, a Assessoria de Comunicação do CESVASF.

Incialmente, o professor de História e atual Diretor do CESVASF, Valmi Pires Campos, fez um breve relato sobre a história de criação da IES e expôs que na data de 15 de março de 1976, sob a coordenação do prof. Dr. Alípio Lustosa de Carvalho, marca a realização do 1º vestibular para os cursos de Licenciatura Curta em Letras e Estudos Sociais da Faculdade de Formação de Professores de Belém do São Francisco – FAFORBE.

Para Ana Gleide, “Dr. Alípio Lustosa de Carvalho, professora Zita Maria Lustosa de Lucena e tantos outros professores que contribuíram para criação desta faculdade em Belém do São Francisco, são dignos e merecedores das homenagens e da nossa gratidão, sobretudo porque, ao longo dos seus 40 anos, a atual ABCDE/CESVASF foi responsável pela promoção da interiorização do Ensino Superior no sertão dos Estados de Pernambuco e da Bahia, contribuindo qualitativamente para o desenvolvimento da região.”
Segundo o Diretor, “os cursos da FAFORBE foram reconhecidos em 04 de setembro de 1984, através de Portaria Ministerial nº 377, publicada no Diário oficial da União, em 13 de setembro de 1984.
A Autarquia passou a ser denominada de Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação - ABCDE, e a FAFORBE de Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF em 08 de dezembro de 1984.

Em 1995, através da portaria ministerial 222, de 20 de março, os cursos do CESVASF foram plenificados, sendo o de Estudos Sociais desmembrado em História e Geografia.
Através da portaria nº 50 de 15.01.91, publicada no D.O. da União, em 17.01.91, esses cursos passam a ser reconhecidos.
Quando, em fevereiro de 1994, é o curso de Ciências, com Habilitação em Matemática, o qual foi reconhecido em 10 de maio de 2001, através da Portaria SE/PE nº 2829, publicada no D.O. de 11/05/2001.”
Ainda, segundo o professor Valmi, “o CESVASF começou a oferecer cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" nas áreas de Letras, História e Geografia em 2000, autorizados pelo Conselho Estadual de Pernambuco. Em 2003, o quadro de oferta de cursos da Pós-Graduação é ampliado com as especializações em História Contemporânea, Geografia do Turismo, Educação Ambiental, Técnicas Educacionais e Educação Matemática. Em 2007, mais dois cursos de Pós-Graduação, as especializações em Ensino de Língua Inglesa e em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Em 2016, protocolamos junto ao Conselho Estadual de Educação, a autorização para a oferta da especialização em História do Brasil.
Em 2007, foram instituídos mais dois cursos de graduação, Ciências Biológicas e Física. Em 2016, protocolamos junto ao Conselho Estadual de Educação, o pedido de autorização para oferta dos cursos de bacharelado em Farmácia e Administração.”

Ainda, para Valmi, o CESVASF tem muito a comemorar, “pois somos uma Instituição de Ensino Superior com credenciais para ofertarmos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Educação do Campo.”

Para a Presidente, Ana Gleide, “a ABCDE/CESVASF, buscando promover uma política de acesso ao Ensino Superior gratuito, tem firmado parcerias junto ao Governo do Estado de Pernambuco, através das bolsas do PROUPE, e junto ao Governo Municipal de Belém do São Francisco, com as bolsas da Lei Canabrava, favorecendo a um total, aproximadamente, de 800 alunos beneficiados.”
Para ela, desde o início da sua gestão, “tem enfrentado muitos desafios para ajustar a situação financeira da ABCDE/CESVASF, porém com muito zelo, conseguimos sanar as pendências administrativas, sinalizando para uma gestão de valorização do servidor, sobretudo salarial.”
Segundo, Ana Gleide, apesar de estar na função de Presidente há 6 meses, “a luta pela melhoria da IES só está começando. Todos nós, ABCDE/CESVASF, contamos com a confiança e o apoio daqueles que acreditam nesta IES. Estamos nos mobilizando, empreendendo esforços para abertura dos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Administração, os quais, seguramente, potencializarão os perfis de desenvolvimento da nossa IES, de Belém do São Francisco e da região.”
Valmi antecipou que todos os procedimentos para a concretização do início dos cursos já foram tomados, “estamos aguardando a visita da equipe técnica do Conselho Estadual de Educação, ainda neste mês de março, para que em julho, possamos iniciar o novo ciclo de cursos nesta IES”.
Segundo ele, “ainda em 2016, além da abertura dos Cursos de Farmácia e Administração e o da Especialização em História do Brasil, investiremos na nossa Pós-Graduação.”
Para finalizar, a Presidente da ABCDE, professora Ana Gleide de Souza Leal Sá, e o Diretor do CESVASF, professor Valmi Pires Campos, desejaram votos de felicidades a todos os servidores, alunos, ex-alunos e amigos da ABCDE/CESVASF.

Belém do São Francisco, 15 d março de 2016.



Nenhum comentário: