segunda-feira, março 28, 2016

PRODUTORES DISCUTEM CUSTOS DE PRODUÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS


Produtores rurais das cidades de Sobral e Granja, no Ceará, estiveram na manhã desta sexta-feira (18), na Embrapa Caprinos e Ovinos para uma discussão sobre custos de produção de caprinos e ovinos. Eles forneceram informações sobre a realidade econômica da produção em nível local, levando em consideração os custos de itens como infraestrutura, maquinário, insumos agrícolas, alimentação dos rebanhos, medicamentos e mão de obra.

Esta caracterização da realidade local é uma atividade do projeto Campo Futuro (parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa), voltado para mensurar os custos de produção na caprinocultura e ovinocultura em nível nacional. A partir desta experiência, a equipe do projeto pretende aperfeiçoar a metodologia de captação de informações, para realizar, ainda neste primeiro semestre, três painéis mais amplos, reunindo produtores rurais para caracterizar os custos de produção nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Na discussão desta sexta-feira, os participantes caracterizaram o que seria uma chamada propriedade rural modal, com os elementos e condições mais típicos da região, que se aproxime da realidade da maioria dos produtores de caprinos e ovinos. Foram consideradas também outras atividades agrícolas e pecuárias apontadas como típicas da região, como as culturas de milho e feijão e as criações de outras espécies de animais, como os bovinos, suínos e aves.

Para os produtores participantes, a discussão sobre os custos é relevante para se pensar em sistemas de produção economicamente mais viáveis. "A partir dessa discussão podemos ver quais pontos podem ser melhorados, para que cada criador, seja pequeno ou grande, possa custear sua produção, produzir com qualidade e ter um lucro desejado", destacou Walney Moraes, produtor rural de Sobral. "Quando se reúne um grupo como este, de várias realidades diferentes que convive com caprinocultura e ovinocultura, para discutir nossa realidade, isso tem que trazer bons frutos", endossou José Pinto de Albuquerque, vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC).

Campo Futuro

O projeto Campo Futuro é executado pela CNA e Senar desde 2008, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e sindicatos rurais, para gerar informações sobre commodities e cadeias produtivas. A parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos teve início em 2015 e começa a levantar informações juntos aos produtores rurais neste ano.

Pela Embrapa, participam do mapeamento dos custos de produção de caprinos e ovinos os pesquisadores Juan Ferelli, Klinger Magalhães e Espedito Cezário. Segundo Juan, após a realizações dos painéis regionais, os dados da pesquisa serão divulgados pelo boletim Campo Futuro e pela publicação Ativos do Campo, disponibilizados pela CNA para sindicatos rurais e federações de agricultura e pecuária em todo o País.

De acordo com a equipe da Embrapa, a rede de parceiros que está sendo constituída para colaborar com o projeto Campo Futuro também deverá embasar ações futuras, como a sistematização de indicadores de preços de produtos da caprinocultura e ovinocultura no Brasil. A ideia é ter, também, indicadores para cotação de preços de produtos como carne, lã, pele, leite e seus derivados, nas diferentes regiões do país.


Também participaram da discussão desta sexta-feira, além de pesquisadores e analistas da Embrapa, o assessor técnico da CNA, Rafael Linhares; Ivo Santiago, da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB); Pedro Pitombeira, gerente técnico da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral.

Capril Virtual

Nenhum comentário: