terça-feira, abril 12, 2016

ELEIÇÕES 2016- COMO ANDA A POLITICA NA TERRA DE ANTONIO CONSELHEIRO.


O jogo já começou! Geo, Márcio de Zito e Zé Raimundo cedem entrevista ao jornalista Márcio Malta
Aproximam-se as eleições que definirão o prefeito da histórica cidade de Canudos-Ba a partir de 2017, já é possível inferir o tom do embate que marcará o período eleitoral nos próximos meses.
Ao longo das últimas semanas, o Portal Comunicação em Pauta conversou com os principais pré-candidatos à Prefeitura de Canudos, uma lista que vai do atual administrador, no caso do prefeito Genaro Rabelo (PSD), a nomes conhecidos do grande público por seus trabalhos no âmbito político, como o vice-prefeito do município Márcio Gama (PSDB), e o Vereador do (PP) Zé Raimundo e um nem tão conhecido do povo canudense, Aldo Rabelo.
E, apesar de afirmarem que concentrarão suas campanhas apenas em propostas, não em ataques, todos mantêm as fortes críticas que já vêm fazendo nos últimos meses contra a administração do atual prefeito, Geo, acusando sua gestão de ter deixado a cidade abandonada, especialmente em áreas como segurança pública, e atacando algumas das principais bandeiras do jovem gestor, inaugurações de obras com boa parte providas de verbas estaduais e federais véspera as eleições.


Quadras Poliesportivas Cobertas, colégio Modelo e outras obras – já se tornaram alguns dos alvos preferenciais na disputa, sempre tendo como argumento da oposição, inaugurações no ultimo ano de mandato rumo às eleições.
Todos os quatro principais nomes que pretendem disputar a Prefeitura foram procurados pela reportagem e entrevistados.
“Um jogo político, a fim de iludir o povo Canudense”.
“Minha grande preocupação é como de fato vai ser o funcionamento dessas obras, se realmente encontra-se dentro das condições do Município. Espero que sejam inauguradas antes das eleições para que o prefeito possa provar realmente que vai funcionar." O discurso acima foi proferido pelo Vereador Zé Raimundo que segue em seu 6º mandato com 644 votos, atuando também como líder da oposição. Mas poderia ser atribuído a qualquer um dos pré-candidatos à Prefeitura de Canudos.
É praticamente unânime entre eles a opinião de que as construções são positivas, mas questionam a forma como são conduzidas, o período que estão sendo inauguradas e como será o funcionamento no futuro.
“O povo aguarda ansiosamente, precisa tornar realidade, não apenas fisicamente, e sim o pleno funcionamento”, opina Márcio de Zito, que disputa o cargo do poder executivo do município.
Da mesma forma que as obras são vistas pelos pré-candidatos como um “jogo político”, o atual prefeito se defende e o seu eleitorado apoia sua gestão.
No geral, eles concordam que a construções de obras é uma necessidade do município. Mas veem a medida como um “Elefante Branco”, especialmente por serem inauguradas em vésperas das eleições.
Assim como para os concorrentes entrevistados, procuramos o também pré-candidato, Aldo Rabelo, que afirma;
“O atual prefeito sempre foi muito ausente e que tudo não passa de um marketing político”. Aldo não foi entrevistado, mas assim que firmado sua candidatura o (PCP) irá procurá-lo.
Durante a entrevista o jornalista Márcio Malta perguntou ao atual prefeito e pré-candidato Genário Rabelo a seguinte pergunta;
“Parte dos Canudenses tem associado às obras a serem inauguradas nessa final de gestão, obras “Elefantes Brancos”, O termo é utilizado na política para se referir a obras públicas sem utilidade, como o Senhor analisa a inauguração dessas obras na reta finais para as eleições 2016, e como recepciona essa opinião compartilhada por muitos munícipes?”
Geo informa que não deseja questionar opiniões e ressalta;
“Cada um tem a sua, eu, por exemplo, acho que obras como escolas, creches, postos de saúde, quadras poliesportiva, pavimentação, praças, água de qualidade, centro tecnológico melhora a qualidade de vida de qualquer cidadão, a população de Canudos que necessita dessas obras sabem que não são elefantes brancos, a demora na conclusão das obras é a crise financeira e a burocracia que atrasa a entrega das obras. O importante é que as obras serão entregues a nossa comunidade ficando assim um legado para as gerações vindouras”. Finaliza o pré-candidato ao poder executivo para 2017.
* Preferência do eleitorado ainda é um mistério
A mais recente enquete do Portal Comunicação em Pauta sobre a preferência do eleitorado Canudense para o pleito mostra um único candidato liderando com grande folga, apesar de ainda existir a possibilidade e a duvida se o mesmo será apoiado pelo grupo fiel de Drº Vavá.
Pré-candidato do PP, o vereador Zé Raimundo lidera a corrida, com 53% das intenções dos votos, no cenário possível para o pleito avaliado pelo Portal Comunicação em Pauta, quase o dobro da porcentagem dos concorrentes mais próximos, também nomes conhecidos da população da cidade.
No primeiro cenário, em que é o candidato do PSD, Geo aparece em segundo lugar, com 33% das intenções de voto; Márcio de Zito, em terceiro, com 14%; o vereador Zé Raimundo segue liderando o Rank com 53% das intenções de voto.
Os números, no entanto, ainda não dizem muito. Nas últimas eleições para as eleições municipais de Canudos. Mas uma coisa é certa! As entrevistas com os prefeitos já estão editadas e finalizadas, o publico terão uma previa para analisar e muitas coisas irão mudar. Nosso primeiro entrevistado foi Márcio Gama e sua entrevista será publicada em 23/04/2016. AGUARDEM!


Nenhum comentário: