terça-feira, maio 17, 2016

PROGRAMA DE MELHORIA DA CAPRINOCULTURA COMPLETA DEZ ANOS NO SUDOESTE.


O Núcleo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Pato Branco, realizou nova entrega de reprodutores a caprinocultores selecionados. O programa distribuiu 40 animais a produtores do Sudoeste e Oeste do Paraná.

Não foi possível atender todos os inscritos, eram 120, segundo o pesquisador do Iapar, André Luis. "Já são dez anos de trabalho na melhoria genética do rebanho caprino através da pesquisa na estação de Pato Branco, e o resultado a gente já observa na carcaça dos animais, cujo rendimento subiu de 40 para 50%", afirmou o pesquisador.

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Iapar e Emater. O projeto tem como finalidade melhorar a genética dos rebanhos caprinos paranaenses. O caprinocultor Nelson Vargas, do município de Virmond, foi um dos beneficiados com um reprodutor.

Segundo ele, o programa foi fundamental para que a caprinocultura chegasse no estágio atual no Estado. "Em Virmond, somos um núcleo de 22 produtores, hoje organizados através de uma associação, que permite uma oferta constante de carne de qualidade ao mercado consumidor", declara.
O trabalho do Iapar foi fundamental para os produtores, afirma Nelson. O reprodutor que recebeu do Iapar custou apenas R$ 100, ao passo que no mercado precisaria desembolsar pelo menos R$ 3 mil para ter um animal deste padrão genético.

Também o caprinocultor Vilson Borcheski recebeu um reprodutor e compartilha da opinião. "Hoje a atividade entrega ao mercado carne de qualidade e com regularidade, o que não existia até pouco tempo atrás", destaca o caprinocultor.


Ao longo dos dez anos o programa do Instituto Agronômico já entregou 1.291 reprodutores da raça Boer, beneficiando caprinocultores de 19 municípios das regiões Sudoeste e Oeste do Estado, de acordo com informação do coordenador estadual do projeto, José Antonio Garcia Baena.

Revista cabras e ovelhas

Nenhum comentário: