terça-feira, agosto 09, 2016

ELEIÇÕES 2016- CORRIDA ELEITORAL EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO COMEÇA QUENTE, E LICÍNIO SAI NA FRENTE.


Na corrida pela sucessão municipal em Belém do São Francisco, o candidato da oposição leva uma grande vantagem em relação ao candidato governista. Em pesquisa de opinião realizada pelo Blog do Magno Martins, os números apontam que se a eleição para prefeito daquele município fosse hoje, o candidato do PSD, ganharia com larga vantagem do seu principal adversário o candidato do PSB.

Veja abaixo a matéria e os números da pesquisa:

Se as eleições para prefeito de Belém do São Francisco, a 482 km do Recife, no Sertão de Itaparica, fossem hoje, o candidato do PSD, professor Licínio Lustosa, seria eleito com 50,3% dos votos, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Em segundo lugar viria Roberval Aguiar, do PSB, apoiado pelo prefeito Gustavo Caribé, com 23,1%, e por último a candidata do PSL, Socorro Batista, que aparece com apenas 4,6%. Brancos e nulos somam 1,4% e 20,6% se apresentaram indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o disquete contendo os nomes, Licínio também lidera com 34,9% e Roberval aparece em segundo com 10,9%, enquanto Socorro tem 0,6%. Também foi citado nesta modalidade o prefeito Gustavo Caribé, já reeleito, com 2,6%. Brancos e nulos ficam em apenas 0,9% e mais de 50% se manifestaram indecisos.

A pesquisa foi a campo entre os dias 28, 29, 30 e 31 de julho, sendo aplicados 350 questionários nas localidades Agrodan, Alto do Cemitério, Associação Barra da Serra, Associação Carapuça, Associação Francisco de Assis, Associação Nova Conquista, Associação Nova Esperança, Associação São Tomé, Beira Rio, Bela Vista, Belo Horizonte, Bom Jesus, Cachauí de Baixo e de Cima, Canoa, Centro, Emec, Fazenda Cachoeira, Fazenda Tambório, Ibó, Ilha das Missões, Ilha do Curralinho, Ilha do Meio, Ilha Grande, Inocoop, Manga de Baixo, Montes, Nova Olinda, Novo Horizonte, Riachão Pequeno, Venezuela, Vila da Chesf, Vila da Cohab e Vila dos Ipsep I e II.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação, com entrevistas pessoais e domiciliares. O registro no Tribunal Regional é o de número 09702/2016.

No quesito rejeição, Socorro Batista lidera. Dos entrevistados, 22,3% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Roberval Aguiar é o segundo, com 19,4% e o professor Licínio o menos rejeitado, com 9,1%. Ainda neste item, 1,1% disseram rejeitar todos os candidatos e 48,1% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Num confronto direto entre Licínio e Roberval, o primeiro levaria vantagem. Teria 58,9% dos votos contra 25,1% do socialista, segundo cenário levantado na mesma pesquisa. Brancos e nulos seriam 1,4% e indecisos seriam reduzidos para 14,6%.

Estratificando o levantamento do Instituto Opinião, as maiores taxas de intenção de voto do professor Licínio se encontram entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (65,3%), entre os eleitores com renda familiar entre três e cinco salários (65%) e entre os eleitores com grau de instrução da 5ª a 9ª séries (55%). Suas menores indicações de voto se apresentam entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (37,9%), entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (47,4%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (47,2%). Por sexo, 53,7% dos seus eleitores são homens e 47,3%, mulheres.

Já Roberval tem seus maiores percentuais de voto entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (26,8%), entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (28,1%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (24,1%). Suas menores taxas se concentram entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (20%), entre os eleitores com renda familiar entre num e três salários (15%) e entre os eleitores com grau de instrução com ensino superior (22%). Por sexo, 23,2% dos seus eleitores são masculinos e 23,1%, femininos.


Blog do Magno Martins

Nenhum comentário: