terça-feira, agosto 09, 2016

PRIMEIRO ENCONTRO DE PRODUTORES DE CAPRINOS E OVINOS DE UAUÁ ACONTECE NESTA SEMANA


O município de Uauá é conhecido como a capital Nacional do Bode. E já que tem a fama é a hora de encontrar soluções que verdadeiramente possam aumentar a renda dos produtores com atividades da caprinocultura e ovinocultura. Por isso, será realizado na próxima quinta-feira, dia 11 de agosto, o primeiro encontro dos produtores de Caprinos e Ovinos de Uauá. O encontro acontecerá no Colégio Estadual Auxiliadora a partir das 8h30 da manhã.

Não precisa se inscrever, a participação é gratuita para todos os criadores de caprinos e ovinos do município e de outros lugares, caso tenham interesse de participar. Durante o evento, o coordenador do Programa Bioma Caatinga do Sebrae, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e outros parceiros, vai falar sobre a competitividade dos produtores de Uauá, em relação aos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Remanso e também sobre uma proposta de comercialização para atividades da caprinovinocultura nestes municípios.

Também será realizada uma palestra sobre o cultivo intensivo da Palma Forrageira. O médico veterinário, Rafael Sene, vai mostrar como é possível fazer o plantio adensado da palma em áreas menores, gastando menos material e mão de obra e mesmo assim conseguir alta produtividade e diminuir os efeitos da seca no rebanho.

Já o gerente do Banco do Brasil de Uauá, Edvânio Clementino, vai falar sobre o crédito rural para produtores assistidos pelo o Programa Bioma Caatinga. O Banco do Brasil está disponibilizando R$ 3,6 milhões de reais para os produtores investirem na melhoria da estrutura e produtividade das suas propriedades. Além disso, os micros e pequenos empresários que comercializam carne e outros produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura terão acesso a R$ 0,4 milhões de reais para melhorar a estrutura de seus estabelecimentos comerciais.

E também os produtores poderão ter conhecimento neste encontro do que é preciso fazer para colocar no mercado um cabrito ou um cordeiro de 150 dias de idade. Este é um dos assuntos da palestra do Zootecnista André Campelo que abordará o tema Sistema Melhorado de Produção de Caprinos e Ovinos.

Para o coordenador geral do Programa Bioma Caatinga, Robério Araújo, com conhecimento, assistência e acompanhamento técnico, os produtores rurais serão preparados para se tornarem os principais beneficiados da cadeia produtiva da caprinovinocultura. “Eles irão colocar no mercado um produto de qualidade, legalizado, com valor agregado e competitivo” frisou Robério.

Por Josenaldo Rodrigues Ascom Bioma Caatinga/Blog Geraldo Jose


Nenhum comentário: