sábado, outubro 28, 2017

NOVA GLORIA NO SERTÃO DA BAHIA, É CONSIDERADO A CAPITAL DA TILAPIA.

[Festival consagra município de Glória como Capital Nacional da Tilápia]
O município de Glória, no norte da Bahia, detentor do título de Capital Nacional da Tilápia, por ser o maior produtor do peixe no Brasil, promoveu a primeira Fest Tilapia na sexta-feira (27). Produtores, empresários e representantes do Governo do Estado comemoraram os resultados do setor e discutiram novos vetores de crescimento, com a presença do governador em exercício, João Leão.

Resultado de imagem para nova gloria bahia

"Percorri todo o litoral do Lago de Xingó e de Itaparica e vi o potencial que essa região tem. Hoje Glória é a capital Nacional da Tilápia e eu fiz um desafio aqui, vamos transformar toda esta região na capital mundial da Tilápia", disse Leão.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Serviços de Paulo Afonso, Gorete Moreira, uma das entidades organizadoras da Fest Tilapia, afirmou que “mais de 200 pessoas trabalham com a produção do peixe no município de Glória, desde famílias de pequenos produtores até empresários".

Segundo o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), Vitor Bonfim, o Estado investiu R$40 mil na festa, por meio da Bahia Pesca, empresa vinculada ao ógão. "A nossa expectativa é que esse evento se consolide e atraia a atenção não só da Bahia, mas do resto do Brasil para este modelo de exploração econômica da cadeia da Tilápia, já que aqui nós temos desde o alevino até o peixe beneficiado para entregar ao mercado consumidor, que é o filé da Tilápia".

Bonfim disse também que Glória pode servir de exemplo para outros municípios. "A Bahia possui outros 18 grandes lagos como este e diversas empresas que podem promover a geração de emprego e renda".


A feira reuniu instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) , Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e universidades.

Bocão News

Nenhum comentário: