sexta-feira, fevereiro 23, 2018

RIACHOS AFLUENTES DO SÃO FRANCISCO NO SERTÃO DA BAHIA E PERNAMBUCO RECEBEM BOA QUANTIA DE CHUVA.


Os formosenses acordaram um pouco mais cedo na madrugada desta sexta-feira (23/02). O motivo foi à presença da chuva que caiu. No povoado de Formosa (município de Macururé - BA), esse aguaceiro chegou acumular 34,2 milímetros, ou seja, 34,2 litros de água em cada metro quadrado.
A chuvarada começou as 4h35m, sendo de intensidade variável entre média e forte, com duração de aproximadamente 40 minutos. A partir daí, alguns chuviscos permaneceram, ameaçando até dar uma trégua na chuva, mas uns 20 minutos depois a intensidade aumentou novamente, permanecendo uma chuva “molhadeira” por mais de 1 hora.
Em relação ao Açude da BR, a cada minuto ao longo dessa manhã, foi possível observar as suas águas subirem. Até o termino dessa publicação ao meio dia, restavam 9,6 centímetros para transbordar.
Não houve registro de ventos, porém relâmpagos e alguns trovões foram frequentes durante essa instabilidade. Pra o fim de semana, mantém a possibilidade de mais chuvas.


Formosa News, a informação a todo o momento.

 ????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Agricultores do município de Belém do São Francisco, sertão de Itaparica-PE, vivem momentos de alegria por conta das chuvas deste mês de fevereiro. O vereador e agricultor, Joselito Nogueira, tem andado por varias regiões do município e registra com satisfação que os barreiros e açudes já armazenam considerável volume de água. Em desses registros o parlamentar belemita mostra a quantidade de água no riacho do Tamboril que corta boa parte do município.

Ainda de acordo com Joselito Nogueira, só neste mês de fevereiro já choveu em Belém do São Francisco 95,8 mm. Vereador diz que os agricultores estão animados com as chuvas e esperançosos de que em 2018 o inverno vai ser bom, ainda de acordo com relatos do belemita Joselito Nogueira, por todas as localidades do município o que se vê são trabalhadores prontos para preparar a terra e dar inicio aos plantios.

????????????????????????????????????

Os agricultores de Cabrobó e de Belém do São Francisco não cansam de comemorar a chegada do período chuvoso, em todas as regiões da zona rural desses municípios do sertão pernambucano, passou a ser comum cena de trabalhadores a beira dos riachos pescando ou apenas contemplando a água da chuva. Três importantes riachos desses municípios que já estavam secos há anos, já estão com seus leitos correndo água e voltaram a chamar a atenção de quem passa pelas BRs, 428, 316 e 116, ligando os municípios de Cabrobó, Salgueiro e Belém do São Francisco.

As notícias mais recentes sobre os reservatórios existentes no município de Cabrobó, a exemplo do açude do Juá e do Boqueirão é de que alguns deles devido a sua capacidade de armazenamento de água e ainda de chuvas com volume bem menor de que outras regiões, ainda não receberam nem a metade de sua capacidade normal. No entanto, com as chuvas que caíram na região nos últimos dias alguns até sangraram. As boas notícias trazidas pelos próprios agricultores são de que mesmo com alguns desses reservatórios com volume ainda considerado baixo, já pode ter a certeza de que 2018 vai ser um ano de reservatórios cheios e com muita fartura.

Blog Didi Galvão

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, planta, atividades ao ar livre, natureza e água

A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

Riacho Grande/Chorrochó
Chegando água no riacho grande ,um importante afluente do rio São Francisco.

Fonte: Edilson Oliveira, Radio Lider do sertão FM



Nenhum comentário: