segunda-feira, abril 22, 2013

CONHEÇA OS 10 ALIMENTOS QUE MAIS AUMENTAM O RISCO DE CÂNCER, DOENÇAS QUE JÁ MATOU VARIOS CHORROCHOENSES


Por que tudo que é gostoso faz tanto mal?

Uma das causas de câncer são os maus hábitos alimentares, já que alguns alimentos possuem a propriedade de danificar, diretamente ou indiretamente, algumas células do nosso organismo. Isso pode alterar o seu material genético e desencadear a uma multiplicação celular desenfreada, resultando no aparecimento do tumor. A evolução disso? Câncer!

1 - Refrigerantes
Olha ele novamente, sempre no topo dos vilões alimentares. O excesso de sódio e açúcar contribui para tal fato. Um estudo recente apontou que homens que bebiam uma lata de refrigerante por dia, tiveram uma propensão 40% maior de desenvolver câncer de próstata.

2 - Carnes processadas, enlatados e congelados
Linguiça, salsicha, salame, bacon, sardinhas e "kitut" processados ou enlatados apresentam um alto teor de conservantes, como os nitritos e nitratos. Esses conservantes, em contato com o estômago, viram substâncias extremamente mutagênicas, as nitrosaminas, e que podem modificar os genes de algumas células. Por isso, o consumo de tais alimentos aumenta o risco de câncer no estômago.

3 - Gorduras 
Esses tipos de alimentos costumam ser bastante calóricos e pobres em nutrientes. Seu consumo regular pode levar a obesidade e acúmulo de gordura acima do normal, aumentando o risco de câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, rins e mama. Além disso, a gordura, principalmente da carne vermelha, libera substâncias que podem alterar o material genético de algumas células.

4 - Excesso de sódio
Um a cada sete casos de câncer de estômago está relacionado ao consumo em excesso de sal. Fique ligado na quantidade de sódio nos alimentos e consuma no máximo 5 gramas de sódio por dia, ou seja, uma colher de chá.

5 - Churrasco e defumados
O processo de preparo da carne no churrasco e defumação libera duas substância altamente cancerígenas: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos advêm da fumaça da queima do carvão e acabam impregnando na carne.

6 - Frituras e grelhados
O preparo de alimentos no óleo e em altas temperaturas formam aminas heterocíclicas, substâncias com poderes mutagênicos. Ou seja, prefira o preparo no forno ou ensopados, lembrando sempre de controlar o sal e gordura.

7 - Bebidas alcoólicas
O consumo regular de álcool aumenta em 10% o risco de desenvolver câncer de esôfago, mama, estômago e fígado.

8 - Caldos e temperos industrializados
Pelo mesmo motivo do refrigerante e sal, eles apresentam um alto teor de sódio e glutamato monossódico. Assim, faça o seu próprio tempero e evite os industrializados.

9 - Lanches apetitosos
Biscoitos recheados e salgadinhos apresentam uma lista de flavorizantes, colorantes e outras substâncias que, além de não apresentarem nenhum poder nutritivo, também apresentam propriedades mutagênicas.

10 - Agrotóxicos
O hábito de não lavar corretamente os alimentos pode ser muito danoso no futuro. Os agrotóxicos impregnados nos alimentos apresentam um alto poder cancerígeno. Veja dicas de como diminuir a quantidade de agrotóxicos nos alimentos.

Alimente-se bem e viva bem. Em caso de dúvida de como montar a sua dieta, procure o nutricionista. Vale lembrar que atividades físicas também ajudam na prevenção da doença.

21 de abril de 2013 às 19:14

Fonte: clic Sergipe,Jeferson,Machado,SantoS,Foto: Portal Itnet

CASO BEM PARECIDO! EX-PREFEITO FAZ SAQUES NAS CONTAS DA PREFEITURA IRREGULARMANTE


O programa Jornal da Ilha FM ouviu na manhã desta segunda-feira, 22, o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, o ex-prefeito Sukita e o jornalista Jozailto Lima.
O Cinform publica esta semana reportagem de capa sobre saques que, segundo o jornal, Manuel Messias Sukita, ex-prefeito de Capela, fez, "majoritariamente, pós-eleições", de R$ 1.395.526,27.
Em resposta ao jornalista Jozailto Lima, que assina a matéria, Sukita disse que ele "está a serviço do prefeito" Ezequiel Leite (PSC).

"Jozailto é caro", acusou Sukita.

O jornalista, editor do Cinform, disse que vai levar o ex-prefeito às barras da Justiça e perguntou, no programa, quanto já recebeu de Sukita para fazer matérias sobre sua gestão.
Sukita disse que Jozailto errou, ainda referindo-se à matéria. "Quem é você para dizer que eu errei, você que é o cara mais errado em Sergipe!", respondeu o jornalista, a quem o ex-prefeito chamou de "comunicador imoral".
"Sabe o que é isso, Jozailto, é molecagem. Está provado para Sergipe que você foi vendido para o prefeito", disse Sukita.
De acordo com o Cinfom, "86,45% daqueles R$ 1.395.526,27 foram sacados em dias de novembro - num total de R$ 1.206.487,55. Num desses dias, 7 de novembro, foram sacados um cheque de R$ 284,9 mil, um de R$ 240,1 mil e um terceiro de R4 45 mil - perfazendo R$ 570 mil".

Sobre as acusações feitas por Sukita, Jozailto disse que são "ilações calhordas".

Ainda durante o programa Jornal da Ilha FM, o prefeito Ezequiel Leite, chamado por Sukita de "manhoso", disse que o ex-prefeito "está com saudade do cofre da prefeitura".

Fonte: Ne noticias

sexta-feira, abril 19, 2013

REGIÃO DO SÃO FRANCISCO PODE SER A MAIOR EXPORTADORA DE CORTES ESPECIAIS DE CAPRINOS E OVINOS, DIZ ELE!



“Em breve, a Bahia será a maior produtora de cortes especiais de ovinos e caprinos para o mundo”. Com esta previsão, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles deu as boas-vindas aos jornalistas que participaram do café da manhã de lançamento da 24º Fenagri e da 7º Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), no restaurante baby-beef, em Salvador. O evento acontecerá entre os dias 14 e 19 de maio, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

Salles destacou o potencial da região para a ovinocaprinocultura, que já é a maior exportadora de frutas do Brasil. “A riqueza e a pobreza convivem próximas, mas agora vamos incorporar as duas atividades na mesma região, que apresenta condições ideais de solo, clima e disponibilidade de água em abundância para o desenvolvimento da agricultura de sequeiro, incluindo a terminação desses animais”, explicou. O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho Cavalcante, disse que a junção dos eventos, que antes aconteciam separadamente, vai fortalecer o turismo da região e vender as potencialidades de Juazeiro para o mundo. “Estimamos que mais de 60 mil pessoas circulem pela Feira, que pode movimentar cerca de R$ 100 milhões”, disse.


O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), José Teodomiro Teixeira, destacou a importância do evento para a região. “É um momento oportuno para fortalecer a agricultura irrigada e a caprinovinocultura, integrando o pequeno ao grande produtor”, pontuou. Entre os participantes do evento estavam o secretário de Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa; o chefe de gabinete da Serin; o chefe de gabinete da Seagri, Jairo Carneiro; Pedro Alcântara, o presidente da Faeb, João Martins; o representante do Sebrae, Lauro Muniz; o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), Marcos Rogério, o predidente da Adab, Paulo Emílio Torres; o diretor da EBDA, Marcelo Matos; superintendentes da Seagri: Jairo Vaz e Raimundo Sampaio, dentre outros integrantes da Secretaria.

Estrutura– O evento ocupa uma área de 20.000m², são 180 baias para exposição de animais (caprinos e ovinos), onde ainda haverá a realização de mini-cursos, workshops, seminários e leilões. A Fenagri/Expovale é a continuidade de um amplo e expressivo trabalho conjunto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro; Governo da Bahia; ACIAJ; ACCOSSF; Instituto Agrotecnologia; UNIVASF; UNEB; Embrapa Semiárido; IFBA; IF Sertão; FACAPE; Prefeitura de Petrolina; IRPAA; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro; Instituto da Fruta; Sebrae; Codevasf; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; dentre outros.


Ascom Seagri Foto Heckel Junior

FORTES CHUVAS NO SERTÃO DA BAHIA CAUSA ALAGAMENTOS.



Na tarde desta quinta-feira (18\04\2013) choveu por mais de 40 minutos no povoado da nova Barra do Tarrachil, distrito de Chorrochó (BA), alagando ruas, comércio, escolas, entre outros. Alguns moradores saíram pelas ruas se banhando com a água vinda do céu.


Vários estabelecimentos comerciais (Foto) ficaram tomados pela água. Desesperada, a dona de uma farmácia pediu ajuda para conter a invasão da água.
A muito tempo que não chovia desta forma no povoado.

Fonte:Barra fuxico/portal formosa

quinta-feira, abril 18, 2013

DUAS NOTICIAS OTIMAS PARA OS NORDESTINOS, CHUVA E DOMINGUINHOS JÁ SAIU DO CTI E FICA DE PÉ', DIZ GUADALUPE, MULHER DO SANFONEIRO



"Dominguinhos já fica de pé em um aparelho e consegue produzir alguns sons durante o tratamento com a fonoaudióloga", contou ao Purepeople a mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça, nesta quinta-feira (18). O músico já saiu do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e está em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sempre ao lado de Dominguinhos, Guadalupe assume que o trabalho diário junto da filha do casal, Liv Moraes, para a recuperação do artista é necessário, mas cansativo.
"Ele já está há quatro meses nesta situação e o tempo total do tratamento deve levar sete anos. É tudo muito cansativo, exaustivo, não é fácil estar no nosso lugar. A sobrecarga para mim é muito grande, estou exaurida, não tenho mais idade para ter energia focada em outras coisas, é tudo para ele", declarou. "Tem dias que subo na cama com ele e choro, mas Domingos me tranquiliza do jeito dele. Pelo olhar eu já entendo tudo". O músico aplicou botox nas glândulas salivares para que não engasgue com a saliva, o que o deixou sem expressões na mandíbula, conforme explicou Guadalupe: "Ele não consegue sorrir, por exemplo".

Em apenas um mês fazendo inúmeros tratamentos diferentes e com todo o carinho das duas, Dominguinhos já consegue engolir sozinho e está consciente do que está acontecendo. "O quadro da consciência só melhora. Ele estava em estado de torpor, e quando foi se dando conta das coisas teve uma arritmia, o que já foi normalizado. Por questões emocionais, a glicose também sobe um pouco, o que preocupa por ele ser diabético. Mas os fãs podem ficar tranquilos, ele só melhora a cada dia e é muito forte. Está correndo atrás do prejuízo".
Otimista e confiante na recuperação do marido, Guadalupe revela que está se preparando para fazer a adaptação de um quarto em seu apartamento de São Paulo para receber o sanfoneiro, assim que ele receber alta. Ela também conta que muitas pessoas que se diziam amigas de Dominguinhos sumiram após as complicações de saúde do músico.

"Ele não podia receber visitas no CTI, mas ninguém também o procurou. Quase todos sumiram. Só quem sempre está aqui é Mestrinho (sanfoneiro da cantora Elba Ramalho), que colabora e ajuda a cuidar dele. Teve uma vez que Mestrinho disse: 'Eu aprendi tudo com o senhor'. Dominguinhos reagiu na hora com o olhar. Além de mim e Liv, só quem se comunica com o Domingos pelo olhar é o Mestrinho". O sanfoneiro também recebeu a visita de Jair Rodrigues e da mulher, Clodine, e do humorista Tom Cavalcante.

O músico ficou em coma durante um período e seu primogênito, Mauro da Silva Moraes, chegou a declarar que o coma do cantor era irreversível - o que foi desmentido pela própria Guadalupe e pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês. A mulher de Domingos também afirmou que Mauro havia entrado com um processo contra ela, que é procuradora do sanfoneiro, e Liv. Questionada se ele persiste com o processo, ela preferiu não se manifestar.
"É uma coisa que não me preocupa. Ele só atrapalhou as coisas, é triste, lamentável. Nós temos a vida que temos pelo Domingos. Mauro não tem o que fazer aqui e não tem que estar aqui. Ele não contribui em nada para a recuperação do pai. Nunca esteve presente na vida de Domingos", afirmou.

Com a proximidade da festa de São João, época do ano de maior trabalho para o sanfoneiro, e também o período que ele mais gostava de se apresentar, Guadalupe lamenta o fato de Dominguinhos não poder fazer shows: "Ele trabalhava muito, ainda mais com o centenário de Luiz Gonzaga - de quem Domingos é considerado sucessor -, ele tocaria bastante por todo o Brasil. É uma pena".

O plano de saúde de Dominguinhos não cobre todos os custos e o tratamento está caro para a família do sanfoneiro, que tem que administrar as economias dele para pagar tudo. "Liv é a tesoureira dele, sempre foi. Ela fica indo para Recife e voltando para administrar tudo, já que não tenho mais energia para agir essas coisas. Quando ele estava em Pernambuco, o governo chegou a ajudar com algum dinheiro, mas aqui não. Somos só nós mesmos".
O compositor de 72 anos foi internado após sofrer complicações decorrentes de um câncer de pulmão em dezembro de 2012, na cidade de Recife, Pernambuco. Domingos sofreu várias paradas cardíacas e foi hospitalizado com o quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória, entrando em coma em seguida.

fonte: Pure people(Por Alberto Lobo)

VEJA O QUE O GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL ESTÃO FAZENDO PARA AMENIZAR A SECA QUE CASTIGA OS SERTANEJOS DE NOSSA REGIÃO.



GOVERNO DO ESTADO:Distribuição de suco de laranja,incentivo aos agricultores na plantação de Palma, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola(EBDA).


GOVERNO FEDERAL: Através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conseguiu milho mais barato para os agricultores, operação pipa(carros pipas) através do exercito, bolsa estiagem, entre outras obras através da Companhia de desenvolvimento do vale do são Francisco e do Parnaíba(Codevasf) como: Abertura de poços artesiano, horas de tratores para ampliação de açudes e barragem. Essas ações do Governo Federal estão espalhadas por todo interior nordestino. 

GOVERNO MUNICIPAL DE CHORROCHÓ:


Caso o Governo Municipal ou Estadual tenha feito alguma ação comprovada, que não seja ligada diretamente ao Governo Federal, o blog esta a disposição para divulga-las. 

VEREADOR DE ATITUDE-EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO VEREADOR VALDIR MORENO APRESENTA INDICAÇÃO AO PREFEITO GUSTAVO CARIBÉ PARA COLOCAR INTERNET SEM FIO NAS PRAÇAS DA CIDADE



Na última reunião da Câmara Municipal dos Vereadores de Belém do São Francisco, o vereador Valdir Moreno (PSD), apresentou à mesa diretora uma indicação para o chefe do executivo municipal,  no sentido de que seja disponibilizada a Internet sem fio nas praças principais e nas duas “Academias das Cidades” existentes na sede do município.
O projeto, que leva o nome de “Projeto Praça Conectada”, justificou o vereador, irá facilitar aos estudantes belemitas e demais frequentadores desses locais o acesso a Internet gratuita como já existe em outras cidades.

fonte: Blog Gazeta do Sertão

BOMBA-DEPUTADO FEDERAL JEAN WYLLYS (PSOL-RJ), DIZ QUE: QUEM CRÊ NA BÍBLIA, É UM PALHAÇO


A Bíblia é uma piada. Quem crê nela é um palhaço.” Esta declaração dada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) fez parte da pauta da Câmara de Vereadores de Carpina durante sessão realizada na terça-feira (16). De autoria do vereador Tota Barreto (PSB), os parlamentares aprovaram voto de repúdio contra o deputado carioca, que, segundo o autor, foi infeliz nas suas palavras.

Com a aprovação do requerimento, a Casa espera uma grande repercussão em torno da matéria através da sua publicação em veículos de comunicação estaduais e nacionais. O voto, aprovado por unanimidade, será encaminhado para o Congresso Nacional, com anexos para o gabinete do deputado e para a presidência daquela Casa.

Os vereadores informaram ainda sobre a realização de um manifesto contra Wyllys a ser realizado no município e que visa arrecadar o máximo de assinaturas possíveis contra o parlamentar. A intenção, segundo os vereadores carpinenses, é exigir que sejam tomadas providências contra as recentes declarações do deputado.

Fonte: Blog de Magno Martins

DEPUTADO DIZ QUE SECA NO NORDESTE É "CASTIGO DE DEUS



Centro de mais uma polêmica, o deputado e pastor Isidório de Santana (PSB-BA) é acusado por integrantes do seu próprio partido de retrógrado e reacionário por suas posições contra o movimento homossexual. O motivo é simples: Isidório declarou que o avanço dos homossexuais estaria deixando Deus irritado e o resultado da "afronta" seriam castigos divinos como a seca do Nordeste, as enchentes do Sudeste, os atentados em Boston e as ameaças da Coreia do Norte.
O deputado, autointitulado “ex-gay”, em entrevista ao site soteropolitano A Tarde, culpou as recentes declarações do presidente americano Barack Obama, que saiu em defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo, pelo atentado terrorista cometido durante uma maratona realizada na cidade de Boston. “A bíblia fala que, se nos últimos tempos se multiplicasse a iniquidade, aconteceria esses fenômenos. Foi só Barack Obama começar a falar em casamento gay que o bicho começou a pegar, atentado em Boston, ameaça de Coreia do Norte”, analisa o pastor.
Questionado sobre as causas da estiagem na região Nordeste, considerada a pior dos últimos 50 anos, o parlamentar garantiu que o fenômeno nada mais é do que um “castigo de Deus”. “A seca vai ampliar e não tem governo, não tem política nem partido que dê jeito. Pois estão bulindo com um camarada chamado Deus, que, lá atrás, cegou os primeiros homossexuais e tampou-lhes fogo. [...] Vá lá viadagem, se bote contra Deus”, disse Isidório.

Com informações do blog Magno Martins

A FORÇA DO POVO-APÓS MOBILIZAÇÃO POPULAR, CESTA DO POVO DA CIDADE DE GLÓRIA PERMANECERÁ EM FUNCIONAMENTO











 Depois da mobilização orquestrada pelo vereador Alex Almeida (PDT) nas redes sociais, que mobilizou a população de Glória e fez chegar a todos os parlamentares 
e membros do Poder Público Estadual da Bahia o apelo da população de Glória, A Empresa Baiana de Alimentos S.A. (EBAL), responsável pela criação e direção da Cesta do Povo, que representa a maior rede de abastecimento alimentar da Bahia, resolveu  pela permanência do funcionamento da Loja da Cesta do Povo da cidade de Glória. Após a posse da nova direção no final de 2012, a EBAL, tomou a decisão de fechar lojas da Cesta do Povo em diversos municípios baianos, como a de São Miguel das Matas, Rafael Jambeiro e São Gonçalo dos Campos, sem dar explicações à população.  
Segundo pronunciamento de Alex Almeida na Tribuna da Câmara da cidade de Glória, todos os Deputados que foram votados no município, além dos Senadores baianos e o Governador  Jaques Wagner foram contactados, independente do partido aos quais eles pertençam, e a eles foi repassado o pedido da população gloriense para que a Cesta do Povo não fosse fechada, visto que a mesma é uma grande parceira da população de baixa renda que, através da cesta, pode adquirir bens alimentícios de boa qualidade a preços mais acessíveis; ainda segundo o vereador Alex apenas os deputados Luiz de Deus (DEM), Marcelo Nilo (PDT), Afonso Florence (PT) e Josias Gomes (PT) deram resposta aos contatos feitos por ele[Alex], garantindo ações para que o fechamento da Cesta do Povo de Glória fosse evitado. “Agradeço aos Deputados que responderam aos apelos da nossa população, afinal era preciso que alguém tomasse uma atitude para evitar que a Cesta do Povo fosse fechada, afinal Glória já foi prejudicada com o fechamento da sua comarca em 2011, não tem sequer uma maternidade para atender a sua população e ainda perder a Cesta do Povo em pleno período de estiagem, seria realmente uma grande decepção para o povo de Glória que deu ao Governador 78% dos votos válidos no município.” Declarou o Vereador.
Em contato com funcionários da Cesta do Povo, chegou ao conhecimento da Redação que a prefeita da cidade não tinha conhecimento do que estava acontecendo e que, após a manifestação feita pelo vereador Alex na Câmara de Vereadores contra o fechamento, na sessão de terça-feira, os funcionários da loja se dirigiram até a Prefeitura pedindo à mesma que se manifestasse de alguma forma contra o fechamento da Cesta do Povo.  Além disso, o vereador Valério José (PT) sugeriu que a Câmara Municipal de Glória elaborasse um documento coletivo em nome dos parlamentares solicitando ao Governador  Wagner a manutenção da loja da Cesta do Povo de Glória, já que as informações a respeito da permanecia da Loja da Cesta do Povo na cidade, ainda é extra-oficial.

Fonte: panoticias

quarta-feira, abril 17, 2013

GOVERNO DE SERGIPE FAZ AÇÕES CONCRETAS CONTRA A SECA NO SERTÃO DO ESTADO. ESSE É UM GOVERNO QUE VALORIZA O SERTÃO DE SEU ESTADO.






Diante do cenário de agravamento da seca nos 24 municípios sergipanos em situação de emergência, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) decidiu reduzir em cerca de 60% o custo da água vendida para caminhões-pipa. A empresa tem mostrado sensibilidade ao estado de calamidade das áreas afetadas pela estiagem, ofertando água potável a população com valor subsidiado. Com o ajuste definido, nesta quarta-feira, em reunião da Diretoria Executiva, o custo do metro cúbico de água passa dos atuais R$ 7,49 para R$ 3.
Entre as localidades atendidas pela Operação Pipa, 18 municípios sergipanos recebem caminhões-pipa abastecidos com água potável produzida pela Deso. Somente no semiárido, a empresa disponibiliza cinco pontos de captação para os caminhões, sendo que o maior deles está situado em Nossa Senhora da Glória. O semiárido sergipano e de toda a região Nordeste sofre a pior seca dos últimos 50 anos.
“Nesse quadro de estiagem crítica, a Deso tem desempenhado papel importante ao disponibilizar água devidamente tratada, retirada de reservatórios próprios, para população que vive em locais isolados onde não há rede de abastecimento”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, ao enfatizar que a medida preza por mostrar sensibilidade com a situação de agravamento da seca.
O último reajuste do quadro tarifário, aprovado este ano em Resolução do Conselho de Administração da Deso, fixou em R$ 7,49 o custo do metro cúbico de água destinada a venda para caminhões-pipa. Após o debate realizado entre a Diretoria Executiva, ficou estabelecido o valor de R$ 3. Assim o preço para encher um carros-pipa, com capacidade de 7m³, ficará em R$ 21. A correção do subsídio beneficia diretamente a administração municipal das áreas que decretaram situação de emergência.
Distribuição
A Operação Pipa é realizada pelos governos do Estado, Federal e Municipais, que atendem a mais de 142 mil pessoas atingidas pelos efeitos da estiagem. Somente através da Companhia de Saneamento de Sergipe, 200 caminhões-pipa fazem o trabalho de distribuição de água em áreas com deficiência hídrica, na zona rural. Os caminhões-pipa captam água dos reservatórios da Deso, onde a água é encontrada devidamente potável.
Como garantia da oferta de água de qualidade, a Deso obedece aos critérios do Ministério da Saúde e sempre que necessário é parceira da operação. Desde o momento da captação, transporte e distribuição, a água disponibilizada é monitorada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária.

Fonte: ASN


terça-feira, abril 16, 2013

POPULAÇÃO DA CIDADE QUEIMADAS-BA DA EXEMPLO NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS, E REVOLTADOS COM A FALTA DE ATENÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL, MORADORES FECHAM A BA-120



Com informações do portal formosa
Revoltados com a pouca atenção dada pelo governo do estado, centenas de moradores do município de Queimadas, resolveram fechar na manhã de hoje (16) a BA-120, durante a manhã, apenas as ambulâncias tiveram passagem liberada.
Os manifestantes querem mais agilidade na liberação dos recursos para o combate a seca, limpeza da Barragem da Leste e aumento da distribuição de água para consumo humano e animal.
“O governo do estado assiste a seca pela TV, Wagner nunca pisou os pés no sertão para ter noção do nosso sofrimento, anda de helicóptero pra cima e pra baixo, só Deus sabe o que estamos sofrendo” disse um manifestante indignado”
Segundo a organização do movimento, outras manifestações serão feitas nos próximos dias.



Fonte: Portal de Notícias/Fotos: Leandro Silva

DEU NAS REDES SOCIAIS!


Opinião!!

Nada como 02 vereadores de raça e um bom blog para correr atráz das coisas erradas!

Depois de tanta Polêmica.. Agora sim, as casas populares de Barra do tarrachil está com pedreiros para terminar o que já era pra ter terminado a muito tempo! quero só ver se termina no prazo. Parabéns Vereadores LUIZ ALBERTO DE MENEZES, ELIETE CONCEIÇÃO E O BLOG CHORROCHÓ EM FOCO QUE DEFENDE O POVO DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS. Me orgulha em saber que na Câmara de Vereadores ainda tem parlamentares que mete a cara e vai a luta para defender o direito do cidadãos. Sobre os demais Vereadores, creio que o silêncio já fala por se só! Claro que o povo está de olho no acompanhamento do término e construção do restante das casas que ainda se encontram no chão batido!

Mudando de assunto:
Tem Vereadora que ainda não mostrou pra que veio! Ou abre os dois olhos.Ou o Outro vereador leve tudo, Pois o mesmo está tendo mais prestigio do que o senhora. O povo nas ruas já começa a falar sobre isso. Sei que a senhora tem criatividade diferenciada dos demais.. e não é justo deixar que outro sem ação passe na frente!
(fica a dica)

Abraços

Fonte: Facebook de Sintia Veronica.

MUNICÍPIOS DE ABARÉ, CASA NOVA, CURAÇÁ E PILÃO ARCADO DISCUTEM PROGRAMA ‘INFÂNCIA EM PRIMEIRO LUGAR



Representantes dos municípios de Abaré, Casa Nova, Curaçá e Pilão Arcado estiveram presentes na reunião que ocorreu ontem, dia 15, na Câmara de Vereadores de Casa Nova, para discutir a implantação do programa ‘Infância em Primeiro Lugar’ nas comarcas. A reunião foi uma iniciativa do Ministério Público estadual, por intermédio das promotoras de Justiça Aline Curvêlo, Daniela Baqueiro e Joseane Nunes. Esteve em pauta a necessidade de estruturação e fortalecimento dos Conselhos Tutelares, dos Conselhos Municipais dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e a implantação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).

Estiveram presentes o prefeito e a Secretaria de Ação Social de Casa Nova, Wilson Freire e Cristiane Mendes; a secretária de Ação Social de Pilão Arcado, Gercina Julia; os secretários de Ação Social, de Administração e Finanças e de Saúde de Curaçá, Juçaria Brandão, Jairo Nilton Nunes e Maria de Fatima de Araújo Leite; os secretários de Administração e Ação Social de Abaré, Delísio Oliveira e Perciliano Castro, além de conselheiros tutelares e de direito dos municípios e representantes da sociedade civil. Na ocasião, as promotoras de Justiça apresentaram diversos programas que o MP elegeu como imprescindíveis à efetivação das garantias sociais, incluindo prioritariamente o fortalecimento da infância nos quatro municípios. O programa ‘Infância em Primeiro Lugar’ busca a curto prazo cumprir as metas de cada um dos projetos que o integram: fortalecimento dos conselhos, orçamento criança, medidas socioeducativas e especialização do sistema de justiça.


De acordo com a assessora do Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do MP (Naic), Ana Elizabete Gomes, “é necessário ‘resgatar’ a sociedade civil neste processo de realização de um diagnóstico da situação da infância, incentivando a participação ativa na elaboração de políticas públicas e na construção das leis orçamentárias adequadas à realidade de cada município”. Nesse contexto, as promotoras de Justiça ressaltaram a importância da soma de esforços para melhorar a estrutura física e capacitação continuada dos conselhos tutelares e de direitos, inclusive para uso do sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (Sipia). “É imprescindível também o estrito cumprimento das atribuições dos conselhos de direitos, especialmente a realização do diagnóstico local, a construção dos planos de ação e de aplicação e a implementação do fundo da infância e da adolescência, o que permitirá destinação de recursos privilegiados para essa área, inclusive com a efetivação do orçamento-criança”, destacou a promotora de Justiça Aline Curvêlo.

Fonte: ASCOM/MP, Crédito das fotos: Cesar Augusto

SERTÃO DE ALAGOAS É BENEFICIADO COM UM CANAL QUE LEVARA AGUA AOS SERTANEJOS QUE SOFREM COM A SECA. MAIS UM GOVERNO VALORIZANDO O SERTÃO DE SEU ESTADO.



Esta sendo construído no sertão do estado de Alagoas, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste, o canal do sertão.
Localizado a 304 km de Maceió, o Canal do Sertão Alagoano vai disponibilizar água para 42 cidades alagoanas. O Canal do Sertão Alagoano significa água para beber, água para os animais e irrigação para os projetos que a Codevasf vai implantar no sertão de Alagoas. Serão mais de 6 mil hectares irrigados e mais de 15 mil empregos.

A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas sejam atendidas pelo canal, que terá extensão total de 250 km. Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o empreendimento, em operação desde 28 de janeiro, já recebeu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, incluindo a contrapartida de R$ 100 milhões do estado.


Dentre as cidades a serem beneficiadas pelo Canal do Sertão Alagoano estão Caraíbas, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Mata Grande, Olho d'Água do Casado, Olho d'Água das Flores, Olivença, Palmeira dos Índios, Pariconha e Piranhas.

Os investimentos reforçam a atuação do Governo Federal, por meio de obras estruturantes, além das medidas emergenciais, para levar água às populações dispersas do semiárido e possibilitar a melhor convivência com os efeitos da estiagem. A prova disso é que, para cada R$ 1 investido nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, outros R$ 2 são destinados a projetos de infraestrutura hídrica como o Canal do Sertão Alagoano.
É bom  lembrar que a obra ainda não esta nem na metade, so foram construído apenas, 65 km de canal que já beneficiou mais 150 mil pessoas  de quatro municípios alagoanos. Isso demostra que o governo de Alagoas comandando por Teotônio vilela(PSDB) valoriza o sertão do estado.


O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) que semanas antes da inauguração transferiu a sede do governo para Santana do Ipanema, cidade do sertão alagoano, foi uma das pessoas que tiveram muitos votos por conta dessa obra. Ele foi senador durante a maioria do tempo de existência dessa obra e sempre em suas falas afirmava que trouxe “milhões em emendas” para “matar a sede do sertanejo”.


Com algumas informações do Ministerio da integração/ blog de Altamiro borges.
Fonte das imagens: Eloy Netto