segunda-feira, abril 19, 2010

BOTAFOGO É CAMPEÃO CARIOCA EM CIMA DO FLAMENGO




Em jogo tenso, com três pênaltis, 17 cartões amarelos e dois vermelhos distribuídos pelo árbitro Gutemberg de Paula Fonseca a Maldonado e Herrera, o Botafogo conquistou dois títulos numa só tarde: o da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, e o do próprio Estadual, já que tinha vencido também a Taça Guanabara. O 2 a 1 dramático sobre o Flamengo pôs fim à série de três decisões perdidas para o rival (2007, 2008 e 2009) e acabou com o sonho rubro-negro do tetracampeonato. O Imperador Adriano, acostumado a ser herói, se tornou o vilão rubro-negro na decisão, ao perder pênalti defendido por Jefferson.

Os gols do Botafogo foram marcados de pênalti por Herrera, aos 23 do primeiro tempo, e Loco Abreu, aos 27 do segundo. Vagner Love, aos 45 da primeira etapa, fez o do Flamengo. O título estadual do Botafogo é o 19º da história do clube e o primeiro do técnico Joel Santana - que já foi conhecido como 'Rei do Rio', por ganhar estaduais em todos os grandes clubes do futebol carioca - desde que deixou o Flamengo, em 2008, para treinar a seleção da África do Sul.

O primeiro tempo

O Botafogo começou o jogo melhor do que o Flamengo. Mais organizado, mantinha a posse de bola por mais tempo e tentava empurrar o adversário para o campo de defesa. O primeiro bom momento só aconteceu aos 20 minutos. Renato Cajá cobrou falta e Bruno mandou a escanteio. Aos 23, o gol. Herrera cobrou pênalti bem marcado de Ronaldo Angelim em Fábio Ferreira, em lance em que o zagueiro do Flamengo agarrou o do Botafogo numa disputa de bola pelo alto. A cobrança do argentino Herrera foi no meio do gol, e Brunou caiu para o canto direito: 1 a 0.

Como foi no tempo real

Depois da vantagem, o time de Joel Santana levou pressão da equipe do técnico Andrade, que logo após o gol tirou o volante Toró e colocou Vinícius Pacheco. O Flamengo então cresceu. Aos 34, Adriano deu uma meia bicicleta após cruzamento de Rodrigo Alvim e a bola saiu à esquerda do gol de Jefferson. Aos 45, o empate. Vagner Love tocou para a rede após rebote de Jefferson em cabeçada de David, depois que Adriano desviara, também de cabeça. Foi o 15º gol de Love no campeonato, do qual ele terminou como artilheiro absoluto. No placar, 1 a 1.

O segundo tempo

Os 45 minutos finais foram dramáticos e eletrizantes. Muito por conta do pulso firme com que o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca conduziu a partida. Intolerante com as faltas, ele distribuiu na etapa final mais 10 cartões amarelos além dos sete que já havia aplicado no primeiro tempo. E deu também dois vermelhos.

Herrera foi o primeiro a criar boa chance. Aos 15 minutos, entrou na área em jogada individual e chutou cruzado, para fora. O Flamengo respondeu aos 19, com Vinícius Pacheco pela esquerda e um chute que Jefferson defendeu. Aos 25, Gutemberg mostrou que não estava ali para fazer vista grossa aos puxões e empurrões na grande área. Maldonado agarrou a camisa de Herrera e o árbitro marcou novo pênalti. E expulsou o volante chileno, que já tinha amarelo.

A cobrança coube ao uruguaio Loco Abreu. Ele bateu no meio do gol, à meia altura, com estilo e coragem. Bruno pulou no canto, sem chance. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar: 2 a 1 Botafogo.

Aos 30, novo pênalti. Agora para o Flamengo, de Fahel em Angelim, outra vez em disputa de bola pelo alto. O atacante Herrera reclamou muito e levou amarelo. Ainda mais irritado, insistiu na reclamação e foi expulso. O argentino então se descontrolou e só não partiu para cima do árbitro porque foi contido pelos companheiros.

Adriano cobrou o pênalti no canto esquerdo. O goleiro Jefferson teve seu dia de Bruno e se consagou, mandando a bola a escanteio.

O jogo pegou fogo. O Flamengo partiu para cima, com tudo. O Botafogo quase liquidou a fatura aos 38. Caio perdeu gol incrível, sem goleiro. Aos 40, Petkovic entrou em lugar de Léo Moura. E Jefferson salvou o Botafogo novamente, com três defesas seguidas em chutes de dentro da área, aos 43 e 44 minutos.

Aos 49, o árbitro enfim apitou o fim do jogo. Era também o fim do Campeonato Carioca de 2010. O Botafogo, campeão da Taça Guanabara, faturava a Taça Rio e o título estadual. Pela primeira vez desde 1998 (com o Vasco) o Campeonato Carioca termina sem necessidade das finais, com um mesmo campeão erguendo os troféus dos dois turnos.

Prêmio justíssimo para o Botafogo de Joel Santana, que soube sair de quarta força, no início da competição, para o título incontestável de campeão.

FLAMENGO 1 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/hora: 18/4/10 - 16h (de Brasília)

Renda/Público: R$ 1.677.565,00 / 50.303 pagantes

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)

Cartões Amarelos: Bruno, Toró, Maldonado, Renato, Ronaldo Angelim, Somália, Alessandro, Túlio Souza, Vagner Love, Vinícius Pacheco, Leandro Guerreiro, Rodrigo Alvim, David

Cartões Vermelhos: Maldonado, Herrera

GOLS: Herrera 22'/1ºT (0-1), Vagner Love 44'/1ºT (1-1)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura (Petkovic), David, Angelim e Rodrigo Alvim; Toró (Vinicius Pacheco - 24'/1ºT), Willians, Toró e Michael (Fierro); Adriano e Vagner Love. Técnico: Andrade.

BOTAFOGO: Jefferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio - 13'/2ºT), Renato (Edno - 19'/2ºT) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Nenhum comentário: