quarta-feira, setembro 29, 2010

MPE PEDE CASSAÇÃO DA CANDIDATURA DE COLLOR



O senador é acusado de usar o jornal e instituto de sua família para divulgar pesquisa eleitoral fraudulenta

Maceió. O Ministério Público Eleitoral em Alagoas (MPE/AL) entrou ontem com uma ação de investigação judicial eleitoral pedindo a cassação da candidatura de Fernando Collor (PTB) ao governo de Alagoas. Collor é acusado de abuso de poder econômico e de utilização indevida de meios de comunicação na realização e divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta.

A pesquisa - publicada pelo Jornal Gazeta de Alagoas e realizada pelo Gazeta Pesquisa (Gape), empresas da família do senador - coloca Collor na frente dos adversários, com dez pontos porcentuais a mais que o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (Ibope).

Enquanto a pesquisa do Gape/Gazeta aponta a liderança de Collor, com 38% da preferência dos eleitores, na do Ibope o candidato do PTB aparece em segundo lugar com apenas 28% das intenções de voto. Já o candidato ao governo Ronaldo Lessa (PDT), que aparece com 23% na pesquisa do Gape/Gazeta, liderara a pesquisa do Ibope com 29%. O levantamento do Gape/Gazeta também é diferente da pesquisa do Ibope com relação à candidatura à reeleição do governador Teotônio Vilela (PSDB). De acordo com o Gape/Gazeta, Vilela teria 16%, enquanto no Ibope o candidato tucano aparece com 24%.

Segundo o que apurou o Ministério Público, ao contrário do determinado pela Resolução 23190/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do informado pela própria Gazeta, a pesquisa do Gape não representou fielmente o eleitorado alagoano. Para chegar a essa conclusão, o Ministério Público examinou todos os 1.055 formulários preenchidos pelo Gape/Gazeta com o resultado das entrevistas feitas durante a pesquisa.

Para o MP, houve deturpação na representatividade da parcela da população que ganha até um salário mínimo com o claro fim de beneficiar o candidato Collor. Essa faixa da população é a que tem maior peso na pesquisa e nela o candidato Fernando Collor tem excelente desempenho, com 41% da preferência, contra 20% de Ronaldo Lessa e 18% de Teotônio Vilela.

Na ação, o Ministério Público requer a cassação do registro de candidatura e a imposição de inelegibilidade pelo prazo de oito anos ao candidato Fernando Collor, pela prática de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O advogado de defesa de Collor, disse que só vai se manifestar após ser notificado sobre a decisão. O Instituto Gape afirmou que toda a documentação, provando a lisura da pesquisa, está sendo levantada para ser encaminhada à Justiça Eleitoral e ao público de uma forma geral. O objetivo é atestar a legalidade e afastar qualquer dúvida sobre o levantamento.

Nenhum comentário: