quinta-feira, abril 14, 2011

O PODER EXECUTIVO DE CHORROCHO PENSA MAIS EM COMPETIR DO QUE INVESTIR, O DISTRITO DA BARRA DO TARRACHIL AS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO, CLAMA POR INVESTIMENTO, VEJA AI UM BOM EXEMPLO DA CIDADE VIZINHA DE CABROBO-PE





Os piscicultores de Cabrobó (PE), sertão do estado, começam a viver as expectativas para mais uma Feira do Peixe Vivo. O evento, que é promovido pela prefeitura municipal e está em sua segunda edição, será realizado durante dois dias – segunda (18) e terça-feira (19) – no pátio da feira livre.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Juventude e Segurança Cidadã, Eliel Augusto, a feira terá – além da exposição de várias espécies, como tilápia, tambaqui e curimatã – a presença de representantes da Codevasf, Senai, Senar e Sebrae, que farão palestras sobre o assunto.

Pioneiro na região, o evento foi estrategicamente planejado para acontecer sempre próximo ao período da Semana Santa. O diferencial da feira é que os consumidores têm a opção de escolher as espécies, ainda vivas, que querem levar para casa. “Além de facilitar o escoamento da produção, queremos também tornar o preço do pescado mais acessível à população”, explicou o secretário.

Eliel informa que as espécies são trazidas de criadouros locais, como os da Ilha de Assunção e Assentamento São José. Na primeira feira, ano passado, foram comercializadas três toneladas de pescado. As expectativas, segundo ele, é de que o balanço feche em 20 toneladas. “Em 2010 tínhamos a participação de quatro produtores. Neste ano serão 20”, anima-se.

O negócio caminha tão bem que a prefeitura planeja, junto ao Sebrae, a capacitação dos piscicultores de Cabrobó para que se unam em torno de uma associação da categoria. “Nosso município tem a fama de grande produtor de cebola e arroz. Chegou a vez de estimularmos a piscicultura, e estamos otimistas”, concluiu Eliel. Durante os dois dias do evento, são esperadas 4 mil pessoas no pátio.

fonte:carlos brito
fonte imagens: veronica silva,eberton duarte

Nenhum comentário: