sexta-feira, abril 15, 2011

Programa Bioma Caatinga fortalecerá cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Sertão do São Francisco. E como não ja é mais surpresa, as cidades de nossa região, não participaram.

Nesta sexta-feira (15) representantes de instituições de cinco municípios do norte baiano concluem uma das etapas de implantação do Bioma Caatinga – Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocultura e Caprinocultura no Semiárido da Bahia.

As cidades de Remanso, Casa Nova, Juazeiro, Curaçá e Uauá possuem o maior rebanho de caprinos e ovinos do Sertão do Francisco (79% do rebanho caprino 76% do rebanho ovino, segundo o IBGE) e vão receber ações do programa Bioma Caatinga, coordenado pelo Banco do Brasil e Sebrae. Nos primeiros meses do programa, os representantes de comitês dos municípios e do estado estão elaborando um plano de melhoria da atividade para região com base nas características de cada município.


Entre os eixos estruturantes do Bioma Caatinga estão: orientação técnica e pesquisa, promoção da segurança sanitária, organização e mobilização social, gestão de empreendimentos, além de comercialização. Cerca de 6 mil criadores devem participar do programa durante quatro anos.

fonte: carlos britto


INSISTO- Porque a mesma água e a mesma terra que cobrem as cidades de Curaçá, Casa Nova, Juazeiro e Uauá são as mesmas de Chorrochó e não á investimento nenhum em nossa região? O que falta? Com a resposta, os senhores Vereadores, prefeito e Presidentes de várias Associações de criadores e agricultores de Chorrochó.
Concerteza devem me perguntar? E Associação de Vaqueiros? A Associação de vaqueiros não faz muito, mas, já faz. É público e notório a Festa dos vaqueiros e a recém criada expo-feira do bode, já serve de algum incentivo ao homem do campo. No entanto, a Festa dos vaqueiros são três dias de festa em homenagem aos vaqueiros e ao homem do campo. Que serve de lazer para o vaqueiro que passa o ano inteiro na labuta do dia-dia debaixo do sol escaldante do sertão. A Feira do bode como é mais conhecida não tão só serve de lazer com também para os criadores de caprinos e ovinos de nossa região exporem seus rebanhos e fazerem ótimos negócios. “E é bom lembrar que a Associação dos vaqueiros não conta com apoio da Prefeitura”. Mais mesmo assim com empenho da Associação e ajuda de outros órgãos públicos e principalmente da sociedade chorrochoense, graças a DEUS os eventos acontecem. Eloy Netto.

Nenhum comentário: