segunda-feira, abril 11, 2011

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!




Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.

A Constituição Federal de 1988 consagra como cláusula pétrea e imutável a liberdade de manifestação do pensamento, de expressão da atividade intelectual e de acesso à informação, independentemente de censura ou licença (art.5º, incisos IV, IX e XIV).

O Brasil vive uma democracia plena, e a pluralidade de opiniões é indispensável para que o país tenha pleno desenvolvimento e cidadãos que não apenas assimile o que a maior parte da mídia poderosa tenta passar como verdade absoluta.

Lamentavelmente alguns sites e rádio, que são concessões públicas, deveriam estar prestando serviço a cidadania, mas a sua grande maioria presta serviços aos seus donos, que, quando não são políticos, são empresários que atuam como verdadeiros corsários no sentido pleno da palavra, tentando roubar o direito do cidadão de se informar e dos profissionais da imprensa exerce plenamente a liberdade de expressão.

Este espaço caro leitor, não se curvará aos que pensam que Chorrochó tem dono ou aqueles que pensam que a liberdade serve apenas para seus interesses políticos e empresariais.

Este espaço caro leitor, não é dono da verdade, já errou muitas vezes e certamente continuará acertando e errando, mas jamais pecará pela omissão. Setores da mídia tentam hoje direcionar o cidadão para inverdades de diversas formas.

Alguns que literalmente “berram”, com sensacionalismo falando em liberdade e imparcialidade, servem aos seus “donos”, sem a menor responsabilidade com o cidadão chorrochoense. E essa briga esse espaço comprou e continuará comprando. É melhor deixar de escrever do que pecar pela omissão e em alguns casos distorcendo a verdade por submissão.

É preciso respeitar as opiniões diferentes com ética. É por isso que este espaço sempre publica a opinião dos leitores muitas vezes discordando das opiniões do titular do blog.

Alguns empresários e políticos ainda não se acostumaram com a Internet. Estavam apenas acostumados em ditar a sua “verdade” pelas suas concessões públicas. Ainda não perceberam que a Internet é um instrumento poderoso de democratização da comunicação. E principalmente de exposição dos mais variados pontos de vista.

A alta velocidade da informação pela Internet pegou alguns de “calças curtas”. E este espaço eles não podem manipular. E como muita gente já escreveu: a Internet expressa a verdadeira luta pela “liberdade de expressão” nos dias atuais.

Um comentário:

Anônimo disse...

ABRINDO OS OLHOS PARA AS COISAS ESCONDIDA EM BAIXO DO TAPETE SUJO.


ASS;CIDADÃO TARRACHIENSE