domingo, junho 26, 2011

Na hora de avaliar o preço do carro, o que vale é o ano-modelo.



Na hora de comprar ou vender um carro, novo ou usado, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Essa confusão é muito comum nos negócios e quem não conhece como funciona o mercado pode acabar sendo prejudicado.

Um carro fabricado - digamos - em 2000, modelo 2001, para todos os efeitos é um carro 2001!

Então, na hora da venda, quando você for consultar a tabela de preços pra saber quanto está valendo o seu carro, tenha como referência o modelo (que é 2001) e não o ano de fabricação.

Essa questão é mais do que sabida por todos os vendedores de carro ou por qualquer pessoa que tenha algum conhecimento do mercado.

Na hora de revender seu carro, portanto, exija que ele seja avaliado pelo ano-modelo, mesmo que ele não tenha nenhuma mudança nas características (estéticas ou mecânicas) em relação ao modelo anterior.

A diferença de preço de um ano para o outro depende da idade do carro. Num semi novo é em média de 15%. Já carros com mais de cinco anos a diferença é menor, em torno de 10% e nos carros mais velhos 5% ou 6%. Claro que isso é uma estimativa, tudo vai depender do estado de conservação do carro e também de outros fatores, como equipamentos e a preferência do mercado por determinados modelos.

Estado dos pneus pode revelar adulteração do hodômetro

Quando você compra um carro usado e não sabe a procedência corre o risco de enfrentar um problema sério: o hodômetro adulterado.

Uma boa dica para checar se a quilometragem marcada é real, é verificar o estado dos pneus. Um carro roda cerca de 15 mil km por ano. Portanto, com dois anos de uso, ele deve ter 30 mil km.

Se a quilometragem for mais baixa que isso, desconfie. Nesse caso, peça algumas informações adicionais, como o tipo de uso que a pessoa fazia do carro, se viajava muito.

Outra coisa: se o carro estiver com pneus novos e menos de 20 mil km rodados é sinal de que eles já foram trocados. Isso quer dizer que muito provavelmente o carro é mais velho do que o hodômetro indica.

Texto: AutoInforme

Nenhum comentário: