segunda-feira, julho 18, 2011

EDUCAÇÃO-PROUPE, UMA IDEIA BELEMITA, UMA CONQUISTA PERNAMBUCANA.



No último dia 28 de junho, o governador Eduardo Campos assinou o projeto de lei que cria o Programa Universidade para Todos de Pernambuco – PROUPE, o qual foi encaminhado na mesma manhã para a Assembleia Legislativa para aprovação num prazo de até 60 dias.



O PROUPE é, sem dúvida, a maior ação política já instituída em favor das autarquias pernambucanas. E a relevância dessa conquista nos obriga a registrar, brevemente, a história da luta política empreendida para alcançá-lo.

A ideia de garantir ensino superior gratuito nas autarquias nasceu em Belém do São Francisco da ação dos professores Regina e Licínio Lustosa, que também foram responsáveis pela construção de documentos e pelas primeiras articulações políticas empreendidas para essa conquista.

Para que essa semente germinasse foi necessário, porém, o adubo da força dos estudantes, professores e dirigentes das demais autarquias. Essa força, nascida das muitas dores e prazeres enfrentados no dia a dia das instituições, conquistou políticos regionais, que também passaram a abraçar a causa, entre os quais se destaca o Dep. Gonzaga Patriota.

Finalmente, como é sabido por todos, essa semente caiu em solo fértil. A sensibilidade do atual Governador de Pernambuco foi essencial para que alunos e professores das autarquias fossem incluídos, decisivamente, nas políticas de ensino superior do estado, através da instituição do PROUPE. A criação desse programa se configura como um gesto de respeito e reconhecimento pela vida e trabalho de professores e estudantes dessas IES.

E, assim, hoje colhemos o fruto dessa luta de muitos braços, na qual a comunidade das autarquias e o governo do estado são os grandes protagonistas.

Fonte: Cesvasf

Nenhum comentário: