segunda-feira, setembro 19, 2011

PREFEITURA DE CHORROCHÓ VAI CRIAR NOVA SECRETARIA MUNICIPAL

Com quase oito anos de administração o prefeito de Chorrochó vem só, agora, próximo ao um ano eleitoral, resolveu criar uma nova secretaria . Vai ser criada a SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Tomara que não seja criada no intuito de cabides de emprego.

Mais vamos ver o lado positivo dessa nova secretaria. Já estava mais do que na hora, da cultura de nossa cidade ser mais valorizada, a cultura de nosso município estava sendo esquecida pelos gestores, e essa ação do prefeito Humberto de criar a SECRETARIA MUNICIAPAL DE CULTURA é elogiável e de muita importância para historia de Chorrochó. E pelo que já sabemos a pessoa que vai assumir a nova secretaria, será o competente professor José do patrocínio. Uma boa escolha do Prefeito Humberto, pois o jovem José do patrocínio, mais conhecido como, zé de marina, é um excelente professor, historiador, culto, uma pessoa despojada ativa, inteligente e capaz. Assumirá essa secretaria e fará um excelente trabalho em prol da cultura chorrochoense.
fonte dessa imagem site lider do sertao fm


Agora vamos entender melhor para que serve uma secretaria de cultura e qual é sua importância para Chorrochó. Uma secretaria de cultura serve para Produção Simbólica e Diversidade e manifestações Culturais, focado na produção de arte dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc. Promover debates entre artistas da terra, produtores, conselheiros, políticos, investidores e demais protagonistas da cultura. Promover diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação; apoio ao eventos culturais do município sede, povoados e distritos.

Garantir a sociedade direito e acesso aos bens culturais do município, dos povoados e distritos. Incentivar a criação do conselho municipal de cultura, fazer conferências municipais de cultura, aborda a economia do município como estratégia de desenvolvimento em gestão institucional da cultura.


Fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e ativistas culturais.
Propor estratégias para a implantação dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.



Propor estratégias para a implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais, Estaduais, Regionais e Setoriais de Cultura.
E não muito menos importantes, Discutir a cultura chorrochoense nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; investir na maior manifestação cultual do munícipio a Festa dos Vaqueiros.

Depois de muita discursão e repercussão da perseguição do atual Prefeito com a tradicional Festa dos vaqueiros, o que devemos esperar dessa nova secretaria em relação a festa? Tenho certeza que a radio “comunitária” líder do sertão deve fazer uma entrevista com o secretário e esperamos que o diretor da radio faça essa pergunta ao secretário.



Enfim, desejamos um bom trabalho ao novo secretário.

Nenhum comentário: