terça-feira, maio 08, 2012

SÃO JOÃO AMEAÇADO POR CAUSA DA SECA

Em caso de gastos excessivos, dos os municípios atingidos pela seca, o TCM vai acionar o MP para tomar medidas cabíveis, multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro.

Estado de Emergência – Os efeitos da forte estiagem de 2012 começam a ficar cada vez mais evidentes e, cerca de 200 municípios da Bahia, já enfrentam o espectro da seca, que já é reconhecida como uma das piores da história.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte da prefeitura  de Paulo Afonso, José Jânio Soares, o município de Paulo Afonso faz parte das cidades que decretou Estado de Emergência, devido a seca, os tradicionais e tão esperados festejos juninos, com a presença de bandas e artistas famosos, estão ameaçados, já que o Tribunal de Contas dos Municípios enviou uma recomendação a todos as cidades que estão em Estado de Emergência para não se realizar o São João com gastos excessivos. Caso isso ocorra, o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar medidas cabíveis.O TCM poderá multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro.
O presidente do TCM, Paulo Maracajá, determinou que os inspetores regionais do órgão fiscalizem de forma rigorosa para “apurar se os municípios atingidos pela seca estão promovendo gastos excessivos nos tais festejos”.
“A situação é grave, estamos atentos as recomendações do Tribunal de Contas, também da UPB (União dos Municípios da Bahia). Não vivemos uma situação como essa há 45 anos. Caso não chova nos próximos dias, a realização do São João de Paulo Afonso terá que sofrer algumas modificações, ou ficará praticamente inviável”, lamentou Janinho.
Essa tendência poderá ser seguida por diversos prefeitos da região, que, infelizmente, terão que desagradar as suas populações e alterar a programação dos festejos, numa atitude de bom senso e de solidariedade ao sofrimento do homem do campo, que se vê diante da estiagem mais cruel dos últimos anos.

fonte:frente de midia

Nenhum comentário: