Estudantes dos
Povoados de Pantanal e Alto Alegre do Município de Monte Santo que utilizam
diariamente o transporte público para se deslocarem até os colégios da sede do
Município publicam denúncias através das redes sociais sobre as condições
precárias do ônibus escolar em que são transportados durante um trajeto de 38
Km até a sede do Município.
De acordo com
Imagens divulgadas no facebook, o ônibus, que está totalmente sucateado tem
quase 20 anos de uso e percorre todas as manhãs esse trajeto, tendo alunos que
saem das suas casas às 11:40 da manhã, já que esperam pacientemente o tal
ônibus que frequentemente se quebra pelo caminho.
O veículo, como se
vê das fotos, tem cadeiras (já que não podemos dizer poltronas) deterioradas;
setas de sinalização sem funcionamento; não tem cinto de segurança nas cadeiras
e está em péssimo estado de conservação para o transporte de estudantes, para
não generalizar, impróprio para transportar humanos.
Alguns problemas já
são conhecidos da população há algum tempo, pois é comum ver veículos
adquiridos por particulares em garagem de sucatas de frotas de ônibus coletivos
de grandes capitais como São Paulo e Salvador, circulando no interior do Estado
normalmente, onde a fiscalização é insuficiente ou inexistente para toda frota.
A recente mudança na gerência na empresa responsável pela administração e
fiscalização dos transportes resultou em uma total restruturação afetando
motoristas e donos de veículos o que acabou gerando problemas como a denunciada
por um aluno.
No início do ano
foram abertas as licitações para a Administração dos transportes e a
empresa CLN Transportes (Construtora Lagoa Nova LTDA) ganhou a licitação para
ficar responsável pelo serviço, pois venceu uma licitação no valor de R$
5.480.000,00 (cinco milhões, quatrocentos e oitenta mil reais), tendo um
acréscimo de 9,5 % neste valor posteriormente.
O ano de fabricação
dos veículos não é um item exigido na maioria dos Editais. As prefeituras
também não são cobradas por isso. De acordo com o site do Detran não há uma
normativa estadual nem mesmo federal para regular a questão, As prefeituras e
empresas responsáveis pela exploração do transporte local é a única responsável
por regulamentar e fiscalizar o transporte público e a vida útil dos
veículos utilizados no transporte escolar rural, bem como o bem estar dos
estudantes que utilizam os veículos diariamente.
O maior problema
encontrado por parte das prefeituras é a insuficiência de veículos e os altos
custos para se manter uma frota própria, o que obriga a empresa responsável
pelos transportes a terceirizar os veículos de particulares que disponibilizam
os ônibus para a utilização no transporte, porém essa afirmação seria
justificável se a prefeitura de Monte Santo não estivesse recebido no início do
ano uma frota de novos veículos popularmente conhecidos como
"amarelinhos". A chegada dos novos veículos foi algo muito comemorado
por parte da prefeitura mesmo não sendo propriamente uma conquista da atual
gestão, pois já estavam programados para chegar à região através do programa
“Caminho da Escola” do Governo Federal. Os veículos seguiram em carreata e
ficaram por algum tempo expostos na frente da Prefeitura Municipal até serem
guardados e esquecidos na garagem da Prefeitura, segundo o que se comenta.
Nossa Equipe
procurou o Secretário de Educação de Monte Santo, que não soube explicar muito
bem a situação e disse que os ônibus são de inteira responsabilidade da CLN
transportes. Fomos procurar o Empresário, dono da empresa e o mesmo não se
encontrava na cidade. Através de contato com o responsável pela frota fomos
informados que um dos possíveis motivos para os veículos não estarem rodando se
deve ao fato da cidade não conter posto de combustível que forneça o diesel
F-50 que são utilizados nos novos veículos “amarelinhos” e somente na cidade de
Euclides da Cunha a 37 Km de Monte Santo conta com postos que fornecem o
combustível para rodar a nova frota, e até resolver esse impasse, os veículos
estão parados na garagem próximo ao antigo matadouro da cidade.
Pelo facebook a APLB ( Sindicato dos
Trabalhadores em educação do Estado da Bahia) deu orientações ao aluno para
formar uma Comissão e procurar o Ministério Público para exigir uma auditoria
nos veículos denunciados pelos alunos e ainda ressalta que a Promotora está
providenciando o acompanhamento de todas as denúncias do Sindicato e alunos
para garantir a aplicação da Lei. O Sindicado, através da sua representante
legal, também acrescenta: “...- existe a Ouvidoria do site do FNDE e telefones
como 0800 616161, por onde poderão ser feitas as denúncias com relação à
Educação” Mesmo o Transporte Escolar, alunos que utilizam o ônibus foram ao
Fórum da Comarca de Monte Santo e em contato com a Promotora de Justiça e a
Secretaria de Educação, foi prometida a solução imediata do problema a partir
dos próximos meses.
Mesmo a questão do transporte não sendo o foco direto de atuação do sindicado é nobre a orientação da instituição e a rápida resposta dada a denúncia dos alunos através das redes sociais, mostrando a competência da instituição a que revolução que está acontecendo em todo Brasil também ocorre na nossa cidade onde alunos, professores, Sindicado (APLB) e a população unem-se para dar respaldo e força às denúncias, objetivando uma solução plausível do gravíssimo problema por parte dos governantes.
Mesmo a questão do transporte não sendo o foco direto de atuação do sindicado é nobre a orientação da instituição e a rápida resposta dada a denúncia dos alunos através das redes sociais, mostrando a competência da instituição a que revolução que está acontecendo em todo Brasil também ocorre na nossa cidade onde alunos, professores, Sindicado (APLB) e a população unem-se para dar respaldo e força às denúncias, objetivando uma solução plausível do gravíssimo problema por parte dos governantes.
Fonte: Monte Santo.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário