domingo, março 22, 2015

UMA AULA DE SOBREVIVÊNCIA COM A SECA E DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


O produtor rural de agricultura familiar Luiz Lino Barbosa, 69 anos, criou um projeto sustentável de convivência com a seca, na comunidade de Alegre, distante apenas 50 quilômetros de Itatira, na região do Canindé, no Norte do Ceará.

Luiz Lino plantou dois mil pés de mandacaru em 2005, uma cultura pouca explorada no sertão. Em forma de consórcio, cultiva também 10 mil mudas de palma adensada, 2,5 mil pés de leucena e 200 mudas de jucás, além de cana-de-açúcar e capim búfalo e 50 pés de goiaba já produzindo. O agricultor não para por aí: cria cabras e ovelhas.

"Tenho um banco de suporte forrageiro muito bom, feito à base de leucena com cana-de-açúcar", comenta. Na localidade de Alegre, onde estão implantados os plantios, choveu apenas 175.5 milímetros no ano de 2014.

Para que tudo dê certo, seu Luiz tem o apoio e ajuda da mulher, Francisca Luzanira Bento, 59 anos, e do filho Antônio Cleber Barbosa dos Santos, 29 anos. "Todos esses plantios são baseados na experiência que faço a cada ano. A resistência dessas plantas só tem nos ajudado a manter nossos animais", explica o produtor.

Controlando o tempo

Para saber a temperatura exata na propriedade, Lino trabalha com um medidor do tempo e tem perto da casa um pluviômetro para ter noção do que chove a cada ano nas suas terras. A água para consumo humano e animal fica armazenada uma cisterna de placa construída com recursos próprios, com capacidade para 16 mil litros, que dá para atender sua família por um ano meio.

Quanto aos animais, montou uma bateria de seis tambores de 250 litros, cada, que recebem água por captação de um açude com capacidade para um milhão e 200 mil cúbicos, construído na entrada de sua propriedade, em 1998, no valor de R$ 16 mil, recursos do Projeto Estiagem, do Banco do Nordeste.

O manancial se encontra cheio. "No dia 5 de abril de 2014, choveu 44.0 mm e no dia 16 do mesmo mês 34.5 mm, o que deixou minha situação de água bastante confortável. Tenho suporte para mais dois anos", garante.

As chamadas tecnologias de convivência com o Semiárido fizeram a diferença na vida de Lino. "Antes tudo, era só sofrimento, mata seca, caatinga e pedra. Agora está aí. Olha a fartura. Os animais comem na hora que querem, sem ter que fugir em busca de alimentos e invadir propriedades dos vizinhos".

Lino recorda que antigamente era difícil criar ou plantar algo. "Na seca, era um Deus nos acuda. Faltava tudo, até mesmo alimento para as galinhas que eu tinha no quintal. Hoje tudo mudou. Crio com segurança e, o que é mais importante, sem agredir o meio ambiente". Em períodos de escassez, o agricultor ajuda seus vizinhos com a liberação do mandacaru a preço bem acessível. "Moramos no mesmo chão. Por isso não vejo nenhuma restrição em ajudar os colegas. Nesses quatro anos da maior seca da história do Nordeste, ainda não precisei usar dinheiro de banco para salvar meus animais", diz cheio de força o agricultor Luiz Lino.

O próximo passo do produtor é implantar em sua propriedade, um sistema de plantas nativas para assegurar sustentabilidade do solo e evitar erosões. ''Vamos plantar no inicio do período chuvoso, aroeira, pau d'árco, jurema branca, pau branco, catingueira, frejó, umburana, entre outros'', garante. Para isso, já começou a trabalhar na busca às sementes e mudas das plantas para que dentro do prazo certo, possa dar início a sua nova experiência.

Preservando o ambiente

Nas suas terras, Lino tenta preservar o que a natureza lhe oferece. "Meu grande sonho é criar uma área de proteção ambiental particular para conviver com a fauna e a flora. Aqui ninguém caça, não desmata e nem agride o ecossistema. Sou uma ambientalista por natureza"'.

A experiência do agricultor deverá ser repassada para outros produtores na região. O Prefeito de Itatira, Antônio Bié da Silva, foi observar de perto a propriedade de Lino. "Precisamos entender melhor as ideias do homem do campo que, mesmo sem ter passado por um banco de faculdade, muitas vezes ensina homens formados. Essa convivência precisa ser repassada e isso nós vamos entender visitando o local para depois darmos início a um projeto mais amplo das experiências de seu Luiz Lino'', declara o prefeito.



Fonte: Capril Virtual

Nenhum comentário: