segunda-feira, maio 11, 2015

VEM AI O MAIOR ENCONTRO DE CRIADORES DE CAPRINOS E OVINOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO


Com o objetivo de oportunizar aos pecuaristas da região melhorias tecnológicas, de manejo e comerciais, além de discutir avanços e perspectivas de mercado para o setor pecuário do Vale do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e a ACCOSSF irão realizar de 13 a 17 de maio, na Orla II de Juazeiro, a IX Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE). O evento que também é uma realização do SEBRAE, contará com a participação de entidades, empresários rurais, técnicos, pesquisadores, fabricantes de máquina e equipamentos, produtores de insumos e de sistemas agroindustriais, além de fabricantes e distribuidores de embalagens.
A programação pretende contemplar os diferentes produtores envolvidos com a atividade pecuária e em particular com a caprinovinocultura. "Desde aquele considerado de base familiar ao grande produtor", explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira, informando também que o evento terá uma grande representação de cursos de ciências agrárias da região, "e por esse motivo espera-se também uma participação efetiva de discentes das diferentes Universidades da região", disse.
Animais, máquinas, tratores, veículos, implementos agrícolas, estarão presentes em uma área de 5 mil m². Segundo Rafael Sene, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), "o público estimado para este ano é de 30 mil pessoas, onde estarão presentes mais de 150 expositores e 1500 animais, para ocupar as 200 baias disponíveis". O evento também conta com a parceria da ACCOBA, ASJ, ABCC, Nowa Comunicação Visual e Conrad Herbst Boerbok Stoet.
Para um dos coordenadores do evento e técnico da SEAPA, Geraldo Araújo, o principal objetivo da Expovale é fomentar e divulgar a exposição dos caprinos e ovinos da região. "A Bahia é o primeiro produtor nacional de caprinos e o segundo de ovinos, sendo Juazeiro a maior região produtora do estado. Este evento irá fomentar a cadeia produtiva da caprinovinocultura, possibilitando uma qualidade de vida melhor ao produtor rural e, consequentemente, estimulando a permanência deste no campo", destacou.
Programação técnico-científica
Dia 14 de maio
8h – Abertura e entrega de material
8h30 às 9h20 - Manejo reprodutivo de caprinos leiteiros. Palestrante: Dr. Madriano Christilis (Embrapa Semiárido) professor colaborador da pós-graduação em Ciências Veterinárias do Semiárido- Univasf
9h30 às 10h20 – Momento empresa (DNA)
10h30 às 11h – Coffee Break
11h10 às 12h - Atualidades da caprinovinocultura no semiárido no contexto sustentável. Palestrante: André Rocha (Univasf)
14h às 14h50 - Boas praticas de ordenha em caprinos. Palestrante: Júlio César (Univasf)
15h às 15h50 – Inclusão da torta/farelo de algodão na dieta de caprinos e ovinos – rentabilidade e produtividade. Palestrante: Douglas Ferraz (ICOFORT)
16h às 16h50 - Manejo de ovinos em pastejo rotacionado. Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mauricio Cavalcanti Salviano (UNIVASF)
Dia 15 de maio
8h às 8h50 – Estratégias alimentares para caprinos e ovinos no semiárido
Palestrante: Dr. Tadeu Vinhas Voltolini – Embrapa Semiárido
8h55 às 9h45 – A importância da correta suplementação mineral. Palestrante: Jair Soraes II – Matsuda
9h50 às 10h20 - Resistência anti-helmíntica em caprinos e ovinos. Palestrante: Elaine Monalisa (Ciência Animal – Univasf)
10h25 às 11h05 - Leptospirose em caprinos e ovinos. Palestrante: Laís Ferrari (Ciência Animal – Univasf)
11h10 às 12h - Gestão da sanidade de caprinos e ovinos. Palestrante - Sebastião Faria (MSD SAÚDE ANIMAL)
14h às 14h50 – Berganês: o ovino do sertão pernambucano. Palestrante: João Bandeira (IFE Sertão pernambucano)
15h às 15h50 – Avaliação de carcaças ovinas e caprinas. Palestrante – Profa. Dra. Sandra Mari Yamamoto (Univasf)
16h às 16h50 – Nutrição e manejo de ovinos e caprinos. Palestrante – Adelmo Severino dos Santos (Casa das Rações)

Ascom/Juazeiro
Com informaçoes de Geraldo Jose

Nenhum comentário: