quarta-feira, julho 27, 2016

NOVELÃO DO PDT TEM FINAL TRÁGICO PARA LD: PARTIDO ESTÁ PROIBIDO DE REGISTRAR-SE NA CONVENÇÃO DO PSD


A decisão tomada ontem, em Salvador, elimina a duplicidade da sigla que se apresentou sob os cuidados do vice-presidente do Diretório Municipal, Ozaildo Oliveira, no último sábado (23), como partido que compõe a coligação do pré-candidato Paulo de Deus (PMDB) e, na contramão do vice, o presidente, professor Sandro Gomes, garantiu que o mesmo estaria amanhã (27), entre os partidos que se coligarão ao PSD, legenda do pré-candidato a prefeito Luiz de Deus.

A decisão vem com a poio do presidente nacional do PDT

Segundo os interlocutores do PDT, a querela teria chegado a Carlos Lupi, presidente nacional do partido e de um telefonema, a Félix Júnior, presidente da sigla no estado. Embora tenha recorrido, indo também a Salvador, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, não conseguiu impedir, tudo indica, que fosse para o vinagre, o apoio para Luiz de Deus de três pré-candidatos a vereança: Petrônio Nogueira, Leda Chaves e Manoel Carreira, bem como o possível pré-candidato a vice, Flávio Henrique.

Pré-candidatos irão à convenção desta quarta-feira (27)

Segundo informações da vereadora Leda Chaves, tanto ela como os demais colegas participarão da convenção do PSD, marcada para amanhã.

“Estes ofícios circulam desde manhã aqui na cidade, porém, oficialmente, nenhum de nós foi comunicado sobre esta decisão, de não poder participar, então eu vou participar e ver o que vai acontecer, acredito que meus colegas também”, disse Leda.


Veja abaixo cópia do ofício assinado pelo delegado  do PDT-BA, Eduardo Rodrigues, protocolizado no cartório eleitoral de Paulo Afonso, sob o número 58.437, com notificação ao presidente municipal do PDT, Sandro José, e de acordo com a resolução do Partido nº 001/2016 (que consigna propostas de coligação nos municípios com 50 (cinquenta) mil até 200 (duzentos) mil eleitores, as propostas de coligação devem ser submetidas para a aprovação do Diretório Estadual em até 10 (dez) dias antes da convenção do partido) e, nessa petição, a executiva estadual reconhece que não fora consultada nem notificada a respeito do que prega Sandro José, de que o PDT vai apoiar Luiz de Deus, ficando valendo as diretrizes tomadas em relação ao apoio do partido ao PMDB e, para ter validade legal, o PDT, por meio de sua assessoria e de sua presidência, informa que fica desautorizada a realização da convenção partidária em Paulo Afonso, caso tenha sido agendada (de forma ilegal) pela presidência, o que é de desconhecimento da executiva estadual, passando a não ter validade qualquer agendamento para tal e que a data real da convenção, agora marcada pelo PDT da Bahia, é dia 05 de agosto, último dia para a realização, conforme a Justiça Eleitoral.


Ponderações

Apesar do caráter oficial da decisão, dizer que a mesma é irreversível, cheira a precipitação. Em primeiro lugar, porque a notícia chegou cedo e os pré-candidatos do PDT estavam muito tranquilos neste fim de tarde. Quando o assunto é política o prazo final é o limite, e este ainda não expirou.

Ozildo Alves

Nenhum comentário: