Nada de ônibus, van,
mãe, babá, nem filas duplas de carros na porta da escola.
Crianças de um colégio
particular formaram o “grupo carona à pé”. Sim, elas vão juntas para a aula,
acompanhadas por um adulto na frente e outro atrás.
A ideia foi da
professora Carolina Padilha do Colégio Equipe, em Santa Cecília, região central
de São Paulo.
O projeto que hoje
envolve 80 alunos, 24 pais e professores, já entrou no radar de outras escolas
da capital.
História
Ela começou a guiar a primeira
rota de alunos em julho de 2015.
Pais e alunos gostaram
do projeto. Uma mãe fez o site. Outra, advogada, o termo de consentimento dos
pais.
As crianças também
deram ideias como criar pontos de encontro próximos à escola para quem mora
longe poder participar.
Com a adesão de mais
pais e professores, o número de rotas cresceu. Hoje, são oito.
Regras
Há algumas regras
gerais.
Crianças vão em duplas
de mãos dadas
Um adulto vai na
frente, outro atrás
Todos usam uma espécie
de colar de identificação do projeto.
Cada grupo tem
autonomia para definir fatores como frequência semanal e cancelamento, ou não,
se chover.
José Pupo, pai de uma
aluna, coordena uma das rotas. A mais longa de todas, tem 1,9 km, da região do
parque da Água Branca ao colégio, o que leva cerca de 25 minutos.
Seu grupo tem uma regra
própria: a cada semana, uma das crianças é a líder: vai à frente, checa se há
carros saindo de garagens e dita o ritmo da caminhada.
Esportista, Pupo leva
uma mochila de turismo de aventura com quatro garrafas de água. “É uma
oportunidade de fazer algo regularmente com a minha filha e passar alguns
valores para ela”, diz.
Segundo a professora
que idealizou o projeto, a ideia é, de fato, ir além da questão da praticidade
e trabalhar temas como parceria, diálogo, mobilidade e segurança.
Após a divulgação da
iniciativa na internet, pais de outras escolas a procuraram para replicar o
projeto.
Com informações da
Folha/Blog So Noticias Boas
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