terça-feira, novembro 01, 2016

TEMOS O MESMO RIO, MAS-BENEFICIAMENTO DE PESCADO NO TERMINAL DE SOBRADINHO, CRESCE 16%


O Terminal Pesqueiro da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), no município de Sobradinho, alcançou no primeiro semestre deste ano a marca de 600 toneladas de pescado beneficiados, número 16% maior que o obtido no mesmo período do ano passado. O beneficiamento, realizado por 21 mulheres da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho, agrega valor ao produto da pesca que, ao invés de ser vendido ao natural, passa por processo de refrigeração, descamação e evisceração para aumentar sua vida útil e realçar as partes nobres dos produtos.

“As próprias pescadoras ficam com a renda obtida com o beneficiamento. Apenas nos primeiros seis meses deste ano estas guerreiras ganharam cerca de R$ 60 mil com o trabalho realizado no terminal, cedido a elas pela Bahia Pesca”, explica o presidente da empresa, Dernival Oliveira Júnior. Desta forma, cada pescadora envolvida com o beneficiamento do pescado ganhou cerca de três mil reais no primeiro semestre, um importante acréscimo na renda destas famílias.

A atividade beneficiou também cerca de 100 piscicultores do lago de Sobradinho, que utilizam os serviços do terminal. “O Terminal de Sobradinho atende toda a cadeia produtiva da pesca na região, sendo o suporte dos piscicultores, que deixam de tratar o pescado na beira do lago. Desta forma, o terminal aumenta a receita dos piscicultores, gera emprego para as pescadoras da cooperativa e diminuem o impacto ambiental da atividade”, afirma o diretor-técnico Eduardo Rodrigues.

A expectativa da empresa é de que, até o final do ano, as pescadoras atinjam a marca de 1215 toneladas de pescados beneficiados, gerando um incremento de R$ 125 mil na economia da cidade e melhorando a qualidade de vida dos pescadores da região. “Diante do grande potencial da Bahia para a produção de pescado, o governo do Estado vem empreendendo e intensificando ações para estruturar a atividade pesqueira e tornar o Estado autossuficiente na produção. O resultado positivo que obtemos hoje no equipamento implementado pela Bahia Pesca demonstra o comprometimento com a geração de emprego e renda, através da agregação de valor ao produto”, declarou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO:
O que falta ao distrito de barra do tarrachil/Chorrochó, chegar ao patamar desses números? Politicas publicas “concreta dos governos”? Ou mais interesse dos próprios pescadores?

Ascom Bahia Pesca/Blog Geraldo Jose

Nenhum comentário: