Áudio divulgado na
tarde desta quarta-feira (30) por um veículo de imprensa da Colômbia revela o
que foi o último diálogo entre o avião que transportava a delegação da
Chapecoense e a torre de controle do aeroporto de Rionegro. O piloto comunicou
“falha total elétrica e sem combustível”.
No diálogo, de pouco
mais de 11 minutos, se ouve a comunicação do avião LaMia CP-2933 – que levava
jogadores e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e convidados – e outras duas
aeronaves que também sobrevoavam a área com a área de controle.
Já nos últimos três
minutos registrados pelo áudio publicado, Miguel Quiroga, piloto do avião da
Chapecoense, reporta estar em “falha total elétrica e sem combustível” e se
declara em emergência. Antes, ele já havia falado sobre problema com
combustível, mas sem pedir emergência.
Nos primeiros minutos
do áudio, a controladora explica às aeronaves que se aproximavam que havia um
avião (da VivaColombia) que reportou “fuga de combustível”. Quiroga diz que
está “em aproximação” e solicita “prioridade para a aproximação”, por ter “um
problema de combustível”.
A torre responde que
“entende o pedido de prioridade para a aterrissagem” e pede confirmação. A voz
do piloto não é clara neste momento, mas ela prossegue dizendo que “em
aproximadamente sete minutos” poderá iniciar a aproximação.
Na reta final do áudio,
pouco mais de um minuto depois de dizer que estava “em falha total elétrica e
sem combustível”, Quiroga grita “vetores, senhorita, vetores – como havia
descrito testemunha em outro áudio divulgado nesta quarta-feira. A torre avisa
que ele está a 8,2 milhas do aeroporto, e pouco depois se ouve “Jesus”.
A torre de comando
pergunta então a que altitude a aeronave está naquele momento, mas não recebe
mais resposta. O último diálogo registrado no áudio é do piloto de outra
aeronave consultando o rumo a seguir para realizar seu pouso.
Mais cedo, Alfredo
Bocanegra, diretor da Aeronáutica Civil da Colômbia, havia concedido entrevista
à rádio local “Blu” e explicado a diferença entre pedido de “prioridade” e
“emergência”.
Bocanegra afirmou que é
preciso diferenciar os termos utilizados na linguagem aérea e que “uma coisa é
prioridade e outra coisa é se declarar em emergência, que quer dizer que há um
perigo insuperável, e é isso que passou”.
Último diálogo
Veja o trecho do
diálogo com a última comunicação do avião da Chapecoense:
Piloto: Senhorita,
LaMia 933 está em falha total, falha elétrica total, sem combustível.
Torre de controle:
Pista livre e esperando chuva sobre a superfície, Lamia 933. Bombeiros alertados.
Piloto: Vetores,
senhorita, vetores para a pista.
Torre de controle: O
sinal do radar se perdeu, não tenho, notifique o rumo agora. (…) Não tenho sua
altitude, LaMia 933.
Piloto: 9 mil pés,
senhorita… Vetores, vetores.
Torre de controle: Você
está a 8,2 milhas da pista.
Piloto: Jesus
Torre de controle: Qual
altitude tem agora?
(Entra piloto do voo
Colombia 3020)
Torre de controle:
Lamia 933, posição?
(fonte: ESPN/foto
reprodução) Carlos Britto
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