segunda-feira, dezembro 09, 2013

DIÁLOGO COM A FAMÍLIA É FUNDAMENTAL PARA AFASTAR ADOLESCENTES DO ALCOOLISMO. UM ASSUNTO POUCO DEBATIDO NOS ORGÃOS PUBLICOS


As bebidas alcóolicas estão cada vez mais presentes entre os jovens brasileiros, de acordo com levantamento recente doMinistério da Saúde, o Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). O estudo mostra que 71% dos adolescentes de 13 a 15 anos já tomaram bebidas alcoólicas.

A coordenadora da área da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Teresa de Lamare, destaca que o consumo de álcool na adolescência é muitas vezes incentivado pela mídia. ”Ao mesmo tempo que o Ministerio da Saúde diz que é prejudicial à saúde, que não pode, você tem uma propaganda que diz que se ele beber ele vai ganhar a mulher loura da vida dele, ou vai ficar poderoso, enfim: são muitas informações que não contribuem para que o adolescente possa perceber o quanto prejudicial é para a sua vida, para o seu organismo, o uso da bebida alcoolica”.

A autônoma Regina Oliveira sabe que a filha de 15 anos já tomou vinho. Por isso, ela fica preocupada quando a jovem está fora de casa: ”A gente fica com essa preocupação porque nem todos os pais abordam com os filhos os temas álcool e drogas. Então a minha preocupação é esta: orientar que faz mal para a vida toda, não é só naquele momento em que eles estão bebendo.”

E Regina está no caminho certo. A coordenadora Teresa de Lamare diz que o papel da família é sempre orientar os filhos sobre os riscos da bebida. ”O que a gente defende mesmo é o diálogo. É fundamental o diálogo, a não violência nesses momentos em que há um embate natural, que é extremamente positivo e construtivo para a formação de um indivíduo.”
O consumo de bebida na adolescência pode levar a outros problemas, como a gravidez indesejada, o sexo sem camisinha e os acidentes de trânsito.


Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde


Nenhum comentário: