domingo, dezembro 22, 2013

MAIS UMA VEZ, DE NOVO, OUTRA VEZ EQUIPAMENTOS DA TORRE DA INTERNET EM FORMOSA/MACURURE, SÃO ROUBADOS

imagem ilustrativa

Na última segunda-feira (16), uma desagradável notícia deixou a população de Formosa e Várzea da Ema muito triste, equipamentos que transmitiam internet para os povoados foram furtados.
Não foi a primeira vez que bandidos deixam os povoados sem internet, porém desta vez o prejuízo foi bem maior. Nos dois primeiros furtos foram levadas apenas baterias recarregáveis, desta última vez levaram todo equipamento de transmissão.

Falta de segurança

A torre onde os equipamentos estavam fica às margens da BR-116, sem nenhuma segurança, nem residências por perto, o que facilita para os ladrões.

Mas, por que a torre foi colocada em um local sem segurança?

Quem trabalha ou conhece um pouco sobre funcionamento da internet via rádio sabe que uma torre não pode ser colocada em qualquer lugar sem estudo, pois provavelmente não chegará sinal até ela.
A torre que recebe o sinal terá que ser “visível” a torre transmissora, ou seja, não poderá ter nenhuma serra ou vegetação entre as duas, pois assim irá interferir no sinal e não haverá comunicação entre as torres.
Para saber se existe algum obstáculo entre as torres são coletados dados de longitude, latitude, altitude, etc, e os dados são adicionados a um programa de computador e ele aponta exatamente onde é viável instalar uma torre ou não.
O sinal de internet não foi direcionado diretamente da torre transmissora para as torres que existem dentro dos povoados de Formosa e Várzea da Ema porque há obstáculos no meio do caminho, ou seja, há serras e elevações do relevo que atrapalham e o sinal não chega até elas, sendo necessária a implantação de uma torre que faça intermédio.
Portanto, a torre foi colocada às margens da BR-116, num local sem segurança, porque foi único ponto onde é possível retransmitir o sinal para as torres dos dois povoados. Não foi colocada lá por acaso.

E agora, os povoados irão ficar sem internet? Irão colocar equipamentos na mesma torre para serem roubados novamente?

Uma nova estratégia está sendo feita e o sinal será direcionado diretamente para as torres dos povoados. A torre onde os equipamentos foram roubados não será mais utilizada.

Quando terá internet novamente nestes povoados?

Segundo os proprietários do provedor de internet, o sinal será restabelecido o mais rápido possível.  “Todo equipamento terá que ser comprado novamente e outros investimentos terão que ser feitos e custará bastante dinheiro, por isso pode demorar vários dias ou até mais de um mês”, afirma um dos administradores.
Neste domingo (22), a internet de Várzea da Ema, através de outro meio, já está funcionando. Infelizmente não é possível utilizar o mesmo meio para Formosa, pois o relevo impede. Portanto, o povoado terá que esperar mais um pouco para ter internet novamente.

Alguma pista sobre quem pode ter roubado os equipamentos?

Os equipamentos roubados são específicos para recepção e transmissão de sinal de internet, quem furtou reutilizará para a mesma finalidade. Portanto, os equipamentos foram roubados ou serão receptados por quem trabalha com internet.
Quem furtou sabia o que estava fazendo. Os equipamentos foram retirados da torre de forma cuidadosa e planejada. Uma pessoa que não entende da instalação destes tipos de aparelhos não conseguiria retirá-los sem danificá-los.
Quem tiver alguma informação que possa levar aos ladrões ou aos equipamentos, poderá ligar para (75)99906920 ou (75)99906814 (ambos da operadora Vivo).
Se você sabe de alguma coisa, não seja cúmplice deste crime, denuncie, este roubo trouxe prejuízo e prejudicou muita gente.
Quem trouxe alguma informação será bem recompensado, muito bem recompensado. O seu nome também será mantido em sigilo.

 E como viver sem internet?

Todos que são usuários da net ou necessitam dela para algum tipo de serviço, sabe o quanto é difícil viver sem ela. Principalmente em Formosa, onde recentemente perdeu-se o sinal de celular que era captado através de antena rural.
Formosa não tem torre de celular, porém, através de antena rural, conseguia-se capturar o sinal da Tim da cidade de Canudos-BA, contudo, há 3 meses que as antenas rurais não conseguem mais captar este sinal, ainda não se sabe o porquê. A operadora não dá nenhuma justificativa convincente.
Enfim, agora Formosa está sem sinal telefônico e sem internet. “Daqui uns dias vamos ficar sem luz também”, reclama, angustiado, um morador.

E o Portal Formosa como fica sem internet?

Obviamente teremos dificuldades para atualizar as notícias, pois o site é do Povoado Formosa e durante alguns dias ficaremos sem internet. Porém sempre que possível estaremos atualizando e não deixaremos nossos seguidores fieis desinformados.
Pedimos a todos que compreendam a nossa situação, realmente será difícil manter as atualizações diárias.
A internet será restabelecida o mais rápido possível e tudo voltará ao normal.
Um abraço a todos que acompanham o site diariamente.


Fonte:Portal Formosa, seu portal de notícias e entretenimento

Nenhum comentário: