quinta-feira, janeiro 23, 2014

DIREITO DE RESPOSTA - O BLOG RESPEITANDO O DIREITO DE RESPOSTA DOS INTERNAUTAS, ABRE ESPAÇO PARA A DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL LAURO DE FREITAS.


A diretora da Escola Municipal Lauro de Freitas de Chorrochó Jocelma Possidonio, fez um esclarecimento no espaço reservado para comentários do Blog Chorrochoemfoco em forma de Resposta á matéria publicada no dia 21 de janeiro referente à denúncia de alunos e professores que citam a falta de estrutura na Biblioteca daquele estabelecimento de ensino. A mesma diz que NÃO HÁ NENHUMA BIBLIOTECA NA ESCOLA! Mas antes, depois de uma breve pesquisa, vamos esclarecer a importância de uma biblioteca para as escolas:

É de suma importância uma biblioteca pública para a sociedade, onde ajuda a formar cidadãos leitores, propõe a reflexão e o desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura. Segundo o professor Amazonense Marcos Afonso: "A biblioteca não pode ser um grande armazém de livros, tem que ser um polo de conhecimento".
É preciso a conscientização dos Profissionais da Educação quanto à importância da biblioteca. A impressão que dá é que a Bibliotecária é para cuidar mais um período dos seus alunos!

A Biblioteca Escolar deveria tornar-se “o coração da escola”, um centro dinâmico, que atuando em consonância com a sala de aula participaria em todos os níveis e momentos do processo de desenvolvimento curricular, composto de um acervo de material de ensino e de leitura diversificado, organizado, acessível a alunos e professores e adaptado às aspirações do momento. Desempenharia na escola, mais ou menos o papel da Biblioteca Pública na comunidade.

Seus objetivos decorrem dos próprios objetivos da Escola. Como responsável pela difusão de informações atuais e indispensáveis ao processo ensino-aprendizagem, colabora para uma democrática educação integral, alcançada através de atividades que levem o educando à formação do senso de responsabilidade, cidadania e capacidade de auto-realização.

Nas normas de bibliotecas da American Library Association, encontram-se alguns objetivos adaptáveis a Biblioteca Escolar como:

* cooperar com o currículo escolar, no atendimento às necessidades dos aluno, professores e demais membros da comunidade educacional;

* proporcionar aos usuários materiais diversos e serviços bibliotecários adequados ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento individual;

* orientar e estimular os alunos em todos os aspectos da leitura, para que encontrem prazer e satisfação crescente, avaliando-a e criticando;

* acostumar os alunos desde pequenos a usufruírem da biblioteca, estimulando-os à leitura do que decorrerá o hábito de ler e de consultar bibliotecas;

* participar dos programas e atividades da Escola, oferecendo-lhes serviços bem como desempenhar o seu papel na operacionalização das propostas curriculares;

Deve, enfim, levar o usuário a “aprender a apreender”. Sua principal finalidade é portanto, o atendimento ao aluno-leitor visando torná-lo capaz de reconhecer o valor da informação e apto ao utilizá-la. Com informações de Maura Esandola Tavares.

Diante disso pergunta-se:

* Como promover o desenvolvimento integral do aluno-leitor sem leitura ?

* Vocês sabem que a Biblioteca Escolar pode suprir a falta da Biblioteca Pública em localidades onde esta inexiste, uma vez que ela pode estender seus serviços à comunidade ?

* Como treinar os alunos na utilização dos recursos bibliográficos e fontes de referência ?

* Como orientar em pesquisas ?

* Como facilitar a aprendizagem, qualificando o aluno, cada vez melhor, para seu projeto de vida ?

Entretanto, diante de tal fato não podemos calar e cruzar os braços. É momento de agir e cabe ao bibliotecários(se houver na escola) e professores, se unirem nesse trabalho que deverá ser árduo, ou seja, tornar viável a instalação e a dinamização da Biblioteca Escolar.

Mais não podemos deixar de indagar:

* O que as autoridades do município têm realizado em termos de política para Biblioteca Escolar ?  E olhe que a Gestora do Município é Professora!

Veja agora na integra sem cortes, de forma democrática e imparcial, a resposta da Diretora da escola Municipal Lauro de Freitas.


“Bom dia! Senhor responsável pelo Blog Chorrochó em Foco, fico feliz pela existência de um blog que se preocupe com a Educação do Município. Mas cabe a mim corrigir um pequeno erro sobre a matéria relacionada a existência de uma biblioteca na Escola Municipal Lauro de Freitas, onde na verdade o que há simplesmente é uma sala onde são guardados livros Didáticos da referida escola.Portanto, a denúncia citada não é verídica. Quaisquer dúvida sobre tais informações verificar por favor o censo da escola onde poderá confirmar a não existência de tal biblioteca”. Confirmou Jocelma Possidonio 

Nenhum comentário: