segunda-feira, março 24, 2014

EDUCAÇÃO-QUASE METADE DOS ALUNOS AFIRMA QUE PASSOU DE ANO SEM TER APRENDIDO, DIZ PESQUISA.

Alunos da rede estadual de ensino de São Paulo admitem que já passaram de ano sem aprenderem o conteúdo das aulas, aponta levantamento do DataPopular divulgado nesta segunda-feira (24).


De acordo com a pesquisa, 46% dos estudantes responderam “sim” à pergunta: “Alguma vez você passo de ano mesmo sem ter aprendido a matéria?”.

O fato é o, segundo o levantamento, o principal motivo de desaprovação à progressão continuada (sistema de aprovação automática) entre professores, pais e alunos.

Pelas regras da rede estadual paulista os alunos só podem ser reprovados em três das nove séries do ensino fundamental. No ensino médio, há reprovação em todos os anos.

Pais são os maiores críticos

Os pais são os maiores críticos do sistema. De acordo com o DataPopular, 94% do grupo afirma ser contra a maneira como vem sendo aplicada a aprovação automática.

Entre os pais que desaprovam a progressão continuada, 82% afirmam que a opinião é motivada pelo fato de alunos passarem de ano sem aprender. 

Mais de um terço do grupo (38%) afirma que o sistema faz com que os alunos não se esforcem o suficiente. E um em cada quatro (23%) pais considera que a aprovação automática tira a autoridade do professor.

Entre os alunos, a desaprovação à progressão continuada chega a 75%.  Deles, 67% dizem também que o motivo da crítica é aprovação sem aprendizagem, 42% dizem que o sistema faz com que o estudante não se esforce e 17% considera que a aprovação automática desautoriza o professor.

Desaprovação é menor entre docentes

Embora ainda elevada, a desaprovação à progressão continuada é menor entre professores: 63% deles são contrários ao sistema.

O fato de o aluno não aprender e passar de ano é o motivo da crítica para 80% dos docentes que não concordam com a aprovação automática. De acordo com o DataPopular, 49% deles também afirmam que o sistema faz com que o estudante não se esforce. 

Os professores, porém, é o grupo que menos considera a influência da progressão continuada como um fator que tira a autoridade do docente: o problema foi apontado por 15% dos que, no grupo, desaprovam a medida.

A pesquisa do DataPopular foi encomendada pela Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual) e realizada em janeiro. Ao todo, 2.100 pessoas foram ouvidas: 700 professores, 700 pais e 700 alunos.

Fonte:R7

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