quarta-feira, março 12, 2014

SÓ 15 DEPUTADOS NÃO FALTARAM NEM UM DIA EM 2013; VEJA QUAIS. ENTRE ELES, TRÊS DEPUTADOS BAIANOS. ESSES MERECEM TER OUTRA OPORTUNIDADE.



Quinze deputados – de um total de 513 – compareceram a todos os dias de votação na Câmara em 2013. Isso significa que apenas 3% da Casa não faltou a nenhuma das sessões deliberativas ocorridas no ano passado, quando os parlamentares se reuniram 113 vezes para aprovar ou rejeitar leis, medidas provisórias e Propostas de Emenda à Constituição (veja lista abaixo).
Somente 11 estados podem se orgulhar de ter ao menos um representante na lista
Embora só 15 políticos tenham registrado 100% de presença, outros 14 também não faltaram nenhuma vez. Mas como não estiveram na Câmara durante todo o ano - assumiram outros cargos ou entraram como suplentes depois, por exemplo - não entraram na conta, explicou o site.
Do lado dos senadores, nenhum teve assiduidade total, mas três chegaram perto: José Pimentel (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS) estiveram em 118 das 119 sessões (veja tabela ao final).
Com os resultados, seis deputados conseguiram o feito de não faltar a nenhuma sessão desde o começo desta legislatura, em 2011, de acordo com o Congresso em Foco.
São eles: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).
E isso importa?
A questão da presença é controversa como um dado para avaliar a qualidade de um congressista.
Comparecer em 100% das sessões não garante um trabalho efetivo nem aprovação dos próprios projetos, por exemplo, o que exige intensa negociação com os pares e influência política na Casa.
Mas em entrevista a EXAME.com no ano passado, o cientista político Humberto Dantas constatou que, embora estar presente devesse ser considerado "o mínimo", acaba se tornando exceção no país. Algo a ser, portanto, ao menos valorizado. 
O levantamento do Congresso em Foco sai no mesmo dia em que reportagem da Folha de S. Paulo mostra que políticos nunca produziram tão pouco no primeiro mês de trabalho.

DeputadoPartido e estado
Alexandre LeiteDEM-SP
Amauri TeixeiraPT-BA
Antônio BritoPTB-BA
Fábio TradPMDB-MS
Hermes ParcianelloPMDB-PR
Jutahy JuniorPSDB-BA
Lincoln PortelaPR-MG
ManatoSDD-ES
Onofre Santo AgostiniPSD-SC
Paulo FeijóPR-RJ
Pedro ChavesPMDB-GO
PolicarpoPT-DF
ReguffePDT-DF
TiriricaPR-SP
Valtenir PereiraPros-MT


Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário: