FESTA DOS VAQUEIROS

FESTA DOS VAQUEIROS
FESTA DOS VAQUEIROS CHORROCHO-BA

quarta-feira, março 12, 2014

VAI COMPRAR UM CARRO? VERIFIQUE O BANCO QUE TEM A MELHOR TAXA.


Com a taxa básica de juros (Selic) acima de 10% ao ano, os consórcios de carros ficaram mais vantajosos para quem deseja comprar um veículo e não tem o dinheiro em mãos. Mas para quem tem pressa de adquirir um carro, é ainda mais importante pesquisar as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) de um financiamento em diferentes instituições financeiras.
Quando a taxa básica de juros da economia fica mais alta, a tendência das demais operações de crédito também é de elevação. Assim, os custos dos empréstimos e financiamentos a pessoa física vêm crescendo, desde que a Selic entrou em seu último ciclo de alta.
Ainda assim, o custo do financiamento de um carro costuma ser baixo em relação a outras linhas de crédito que não exijam qualquer garantia. A possibilidade de o banco retomar oveículo em caso de não pagamento faz com que o bem sirva de garantia e reduza o custo do financiamento.
Na hora de pesquisar as taxas, o consumidor deve levar em conta tanto os bancos das montadoras quanto as instituições financeiras tradicionais. É importante olhar não só para a taxa de juros, como também para o CET, que inclui custos como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e algumas taxas e seguros que muitas vezes podem ser retirados a pedido do cliente.
Os bancos das montadoras, que normalmente têm taxas subsidiadas pelas próprias montadoras, costumam oferecer juros mais em conta, mas o CET pode ficar mais caro. Se retiradas algumas taxas do CET, contudo, é possível que o custo do financiamento na montadora volte a ficar vantajoso em relação ao dos grandes bancos.
Na tabela a seguir você encontra as taxas de juros médias efetivamente praticadas pelos bancos na semana de 14 a 20 de fevereiro, data da última atualização do Banco Central. As informações são fornecidas ao BC pelas próprias instituições financeiras:
BancoTaxa de juro ao mês (%)Taxa de juro ao ano (%)
HSBC1,4719,20
Caixa1,4819,34
Banco do Brasil1,5720,51
Itaú Unibanco1,6922,29
Santander1,7022,38
Bradesco1,7623,25
Fonte: Banco Central
Período: 14 a 20 de fevereiro

Nenhum comentário: