sexta-feira, junho 27, 2014

COMARCA DE ABARÉ-BA SERÁ DESATIVADA E POPULAÇÃO PODERÁ FAZER GRANDE ATO DE MANIFESTAÇÃO



Redação Chorrochoemfoco.
O Tribunal de Justiça pode desativar 25 comarcas do interior baiano. O presidente do tribunal, Eserval Rocha, pode fechar os fóruns por ato administrativo segundo Sinpojud, no sertão do estado, o município de Abare esta entre as cidades que pode ter sua comarca fechada.

E devido ao fato, aconteceu no dia ontem 26, uma audiência publica no clube CSA no centro da cidade para debater o prejuízo que a população pode ter com o fechamento da comarca local,estiveram presente na audiência: empresários, gerente de banco, políticos, funcionários do fórum, funcionários da prefeitura, movimentos sindicais, conselheiros tutelares, comerciantes, imprensa local e a sociedade em geral.

Com o fechamento do fórum de abaré os prejuízos afetaram diretamente é indiretamente toda sociedade abareense, pois quando a população precisar utilizar os serviços do poder judiciário e do ministério publico, terão que se dirigir a cidade de Chorrochó a quase 100km distante de Abaré, onde boa parte das estradas estão em péssima condições e há assaltos diariamente.

A população de Abare juntamente com a sociedade civil organizada pretende se manifestar e qualquer momento e pode fechar a BR 116 no trevo do Ibó, ou ate mesmo, fechar a ponte que liga o estado da Bahia e Pernambuco.
 Há pouco mais de 3 anos o Tribunal de Justiça desativou 45 comarcas em todo o estado, durante a gestão da desembargadora Telma Brito.
Para o Sinpojud, a decisão prejudicou ainda mais o acesso à justiça nos pequenos municípios. Os servidores do judiciário também foram prejudicados com a mudança do local de trabalho.

É bom lembrar que, no dia 26 de Outubro de 2005, foi publicado no diário oficial do município de Abaré, a doação de um terreno ao Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária - IPRAJ, para construção da sede do FORUM desta Comarca, uma área de terra de propriedade da Prefeitura Municipal de Abaré, situada na Rua do Campo, nesta cidade.
A área de terra acima citada, medindo 6.000 m², ou seja, 60 metros de largura, por 100 metros de fundo, limita-se ao leste com a Rua Projetada, a Oeste com a Rua do Campo, ao Sul com a garagem Municipal e ao Norte com a Travessa Projetada.

E  no diário oficial diz que, a não utilização do referido terreno, objeto da presente doação, no prazo máximo de 02 (dois) anos, será revertido ao patrimônio do Município. E segundo informações de populares, uma empresa chegou a dar inicio as obras, mais não concluiu e deixou um prejuízo enorme aos trabalhadores e ao comercio local. Em breve o blog Chorrochoemfoco fará outra reportagem sobre esse fato.

Fonte de uma imagem Site sertão mania


Nenhum comentário: