segunda-feira, julho 21, 2014

CHORROCHÓ ESTA PERDENDO SUA IDENTIDADE.

Imagem ilustrativa

Redação Chorrochoemfoco
O blog  fez um levantamento junto à secretaria municipal de saúde de Chorrochó, e comprovamos que quase 90% das gestantes chorrochoenses estão dando luz a seus filhos fora do município. O município de Chorrochó tem uma média de 150 crianças nascidas vivas por ano. Segundo Natália Fonseca coordenadora da atenção básica de saúde, até o mês de Junho do ano de 2013, cerca de 68 gestantes já deram luz a seus filhos, sendo 07 na casa de parto Antonio Carlos Magalhães em Chorrochó, e 61 crianças nascidas fora do município. A coordenadora da vigilância epidemiológica Elza Maria de Menezes, nos informou que a dificuldade para que as gestantes tenham seus filhos aqui no município na maioria das vezes, é devido à complicação no parto, sendo necessária a transferência das gestantes. Apesar das reformas que a casa de parto ACM e o posto médico vem passando, sua estrutura ainda deixa muito a desejar na área de maternidade.


A media de crianças nascidas na maternidade de Chorrochó é muito baixa, pois esses filhos de Chorrochoenses nascidos fora do município, são registrados com naturalidade da cidade de onde a mãe deu a luz. Quando a criança for tirar seus documentos de identidade o conhecido RG, sua naturalidade será de outro município. Com isso os filhos de Chorrochó estão perdendo sua naturalidade, que muitos se orgulham em ter.


Questionamos também as coordenadoras sobre a falta de medicamentos que a população vem reclamando constantemente. Elas explicam que, o governo do estado não esta repassando os medicamentos, e quando repassar, envia os medicamentos com atraso. O município muitas vezes esta comprando medicamentos com os próprios recursos.

Nenhum comentário: