terça-feira, agosto 12, 2014

JOVENS ELEITORES ESTÃO DESACREDITADOS NA POLITICA BRASILEIRA.CAI NÚMERO DE JOVENS QUE TIRARAM TÍTULO DE ELEITOR PARA VOTAR ESSE ANO


Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, o jornal Estadão fez um levantamento que aponta a queda na taxa de jovens de 16 e 17 anos que tiraram título de eleitor para votar nas eleições deste ano. A  diminuição foi de um terço, comparado à média das últimas três disputas presidenciais.

A apenas um em cada quatro jovens se colocou apto a votar, significando a proporção mais baixa desde 2002. Pela lei, é facultativo ao adolescente de 16 e 17 votar.

De acordo com o jornal, em 2008 e 2012 (eleições para prefeito), a taxa de jovens que tirou título para votar foi de cerca de 43% em relação ao total de pessoas da faixa etária. Em 2002, 2006 e 2010 (eleições para presidente e governador), a proporção ficou entre 36% e 37% em cada uma. Esse ano, o índice caiu para 26% e cerca de 760 mil jovens deixaram de pegar seus títulos.

Para o jornal, a rejeição aos partidos políticos tem aumentado, contribuindo para essa realidade. Em março do ano passado, uma pesquisa do Datafolha apontava que 53% dos brasileiros tinham preferência por algum partido político. Pesquisas do Ibope e do Datafolha desse ano indicam que, agora, 60% dos eleitores não se identificam com nenhuma legenda.




Nenhum comentário: