segunda-feira, fevereiro 23, 2015

PROJETO AROEIRA NO BAIXO SÃO FRANCISCO GERA EMPREGO E RENDA. EXPLOREM ISSO!

projeto-aroeira

Em busca de transformar a realidade das famílias ribeirinhas que vivem às margens do Velho Chico, na região do Baixo São Francisco, foi criado o Projeto Aroeira. O projeto tem a finalidade de fortalecer a cadeia produtiva dos pequenos produtores da pimenta rosa, fruto da aroeira, e melhorar a qualidade de vida de quem vive na região.

A falta de informação fazia com que esses pequenos produtores desconhecessem o real valor da pimenta. Eles plantavam, manipulavam e comercializavam com preço abaixo de mercado; sendo que a pimenta rosa é considerada um ingrediente nobre da culinária da região.
Para valorizar e comercializar o produto por um preço justo, o instituto Eco-Engenho iniciou o processo de desenvolvimento da região, que é considerada ao abaixo do nível de pobreza.

O Projeto Aroeira, desenvolvido pelo Instituto Eco Engenho, criou um modelo de gestão sustentável para a cadeia produtiva extrativista da pimenta rosa na região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe.
Sob o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania 2010, o Projeto Aroeira uniu os extrativistas da região, formando a Associação Aroeira, e oferecendo cursos de capacitação, desde à coleta, até o beneficiamento da pimenta rosa.
O objetivo do Projeto é transformar a vida dos extrativistas, através da geração de renda, pela comercialização de produtos de alto valor agregado, expandindo oportunidades de trabalho e reduzindo as desigualdades sociais.


Fonte: Comite da bacia hidrografica do sao francisco



Nenhum comentário: