VAQUEJADA

VAQUEJADA
CHORROCHO-BA

sábado, março 14, 2015

ÁGUA PARA TODOS É ATRAÇÃO DURANTE 7º FESTIVAL DO UMBU EM UAUÁ (BA).


A execução do programa Água para Todos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) integrou a programação do 7º Festival do Umbu, em Uauá, no nordeste baiano. O evento é organizado anualmente pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que neste ano quis compartilhar com os participantes da festa as tecnologias aplicadas pela Codevasf no que se refere à captação e tratamento de água de chuva no semiárido brasileiro.
A palestra, ministrada pelo coordenador regional do programa Água Para Todos na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, foi dirigida a uma plateia formada por cooperados, trabalhadores e produtores rurais, estudantes e profissionais do campo, além de políticos, empresários e lideranças comunitárias. Durante a apresentação, foram destacados os dispositivos de segurança, que funcionam como barreiras sanitárias, responsáveis pelo tratamento da água captada e armazenada nas cisternas de polietileno.


“Muitas dessas tecnologias são inovadoras, não estavam disponíveis no mercado brasileiro, a exemplo do tanque de separação e estocagem da primeira água da chuva. Essas tecnologias foram desenvolvidas a partir de uma demanda do programa para atender o público-alvo que é o beneficiário, que mora na zona rural, que realmente está precisando dessa ação do Governo”, enfatizou Menezes.
O presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro dos Santos, destacou o diálogo existente entre a cooperativa e a Codevasf. “O diálogo já existe na questão do desenvolvimento do tratamento da água para produção de alimentos. O próximo passo agora é uma audiência para ver a possibilidade de implantação desse sistema nas comunidades onde a Coopercuc tem trabalho”, comentou Ribeiro.
Dona Analice Cordeiro de Moraes, uma das fundadoras e associadas mais antigas da Coopercuc, elogiou o trabalho realizado pela Codevasf e falou da importância do apoio da estatal. “A gente fica muito feliz, porque estamos vendo acontecer, estamos tendo melhoria de condição de vida. Essa possível parceria com a Codevasf pode gerar bons frutos, porque irá trazer boas novidades para que nós tenhamos uma água de boa qualidade, para nossos produtos serem mais valorizados”, afirmou a associada.
Em Uauá, o Água Para Todos já instalou cerca de 1,8 mil cisternas, beneficiando e possibilitando a convivência com a seca para nove mil sertanejos. O investimento, desde 2012, ultrapassa os R$ 9 milhões.

Ascom PAPT/6ª SR


Nenhum comentário: