quarta-feira, abril 29, 2015

REUNIÃO NO PODER LEGISLATIVO DE CHORROCHO, TEM MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS DO MUNICÍPIO, COMO PAUTA PRINCIPAL.


Redação Chorrochoemfoco
Aconteceu na manha de ontem 28 de abril, na câmara de vereadores de Chorrochó, mais uma reunião no poder legislativo . Á duas semanas consecutivas que o poder legislativo não realiza reunião.
Muitas demandas foram debatidas e projetos de lei foram questionados em plenário, mais o que chamou mais atenção, foi que por unanimidade dos vereadores presentes, a pauta mais debatida e cobradas pelos legisladores, foi a manutenção das estradas do município.

A reunião teve inicio com a leitura da ATA pelo presidente pascoal tercius, que em seguida cedeu a palavra ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chorrochó, Israel, para que o mesmo se explanasse sobre um projeto, onde o sindicato pede ao poder executivo, doação de um terreno ou prédios que não estão sendo utilizado, da prefeitura para o STR.
Israel explicou a importância do sindicato para o município, e a necessidade que o STR tenha sua própria sede. O presidente Israel então, pediu o apoio dos vereadores para esse projeto. Onde todos se prontificaram em dar esse apoio. Pascoal explicou que esse projeto tem que vim do executivo, para a camara aprovar ou não. A vereadora Eliete, pediu que no projeto para solicitar o terreno ou prédio, seja mais detalhado as informações dos benefícios que o STR traz para município.


Dando seguimento ao expediente, tercius leu um projeto de lei 001 de autoria do poder legislativo, onde tratava de declaração de utilidade publica Associação da radio comunitária Lider dos sertão FM.
Como também, o PL 002/2015 de autoria da casa onde tratava de declaração de utilidade publica Associação dos pequenos produtores rurais da fazenda boa esperança.
Alguns vereadores questionaram os PL citado, queriam mais explicação e detalhes do que se tratava esses projetos. Nenhum representante de ambas as associações estavam presentes para dar esclarecimentos. O projetos de lei não foram votados. O blog irá se aprofundar no assunto para dar mais detalhes aos internautas e população, sobre esses Projetos de Lei, que é de interesse da sociedade com um todo.
Foi encaminhado também a casa, um projeto de lei 001 do executivo que trata da lei de diretrizes orçamentária de 2016.
O executivo também encaminhou o PL 002 para celebração de convenio de parcelamento de debito de consignados municipal.

Ouve também uma discussão entre os vereadores, sobre uma visita que seria feita ao TCM em Paulo Afonso, onde não foi feita, devida a falta de comunicação entre os legisladores, e alguns se irritaram com outros colegas e o presidente da casa deixou de atender os telefones dos vereadores, por se irritar também, em não terem definido a data certa da visita ao tcm em Paulo Afonso. Mais no final, todos se redimiram e pediram desculpas e a reunião continuou em clima de paz.


Dando continuidade, a vereadora Rosely falou dos problemas com saneamento básico e iluminação publilca no distrito de barra do tarrachil. Ela reclama que a embasa joga o “problema dos esgotos” para PMC, como também a PMC joga para a Embasa. Falou que estava sendo trocadas algumas lâmpadas nos pôster no distrito, mais em menos de 24h, as lâmpadas estão queimando. O técnico explicou a vereadora, que tem que ser feito uma manutenção na rede elétrica de tarrachil, que o problema não esta nas lâmpadas, e sim na rede elétrica. Rosely também falou que já perdeu dois pneus na estrada da barra.

A vereadora eliete mai suma vez, bateu pesado na saúde publica do estado, se referindo ao hospital regional de juazeiro, ela disse que já enviou varias mensagens para secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, mais ele nunca deu resposta a vereadora. Bem assim para o governador Rui Costa também, e nada de resposta. Eliete como também Rosely, reclamaram da assessória de comunicação da PMC, que não esta passando para a prefeita os problemas do município, sendo que ele é funcionário da prefeitura e ganha pra isso.

O vereador Bady pediu encarecidamente, já irritado, que seja marcada uma reunião com a prefeita, para que ela der resposta aos requerimentos que já foi enviado ao executivo, e que não foram resolvido os pedidos. E pediu que na reunião com Rita campos, nenhum secretario esteja presente, somente a prefeita e os vereadores. O vereador reclamou muito das estradas também, e fez algumas sugestões.

Rafaela Araujo, usou da palavra para que seja tomada alguma providencia em seu povoado referente a entrada de carretas na pequena caraíbas, onde já tem calçamento estourados. Pediu também colaboração dos  colegas vereadores, para a festa de nossa senhora perpetuo socorro, padroeiro do povoado, que será no próximo mês de Maio. Lembrou também, que seja instalada no povoado o projeto Praça Digital “ internet em praça publica”, mais pediu que seja feita palestras nas escolas do município, sobre os pros e os contra da interne e redes sócias.

O Vereador marcos Vinicius,”Ciel”, lembrou que o projeto Praça Digital de internet em praça publica, foi de sua autoria. Ciel também reclamou dos transportes escolares que estão quebrando e deixando os alunos dias sem aula, e que muitos alunos já pediram, e estão se transferindo para o município vizinho de Abaré, onde la os transportes escolares são de melhor qualidade.

Etevaldo avisou que muitos motoristas de transporte escolar,vão parar de transportar alunos em caraíbas, por falta de pagamento! Muitos estão sem condição de abastecer os veículos que transporta alunos da zona rural. Etevaldo citou, que alguns motoristas falaram com o ex-vereador Antonio Jose(chefinho) para que esse problema seja resolvido, chefinho orientou um desses motoristas, que eles arrumem um dinheiro emprestado para colocar gasolina nos transporte, que depois resolveria.
 O vereador Etevaldo comentou também, que esta impressionado com o comportamento  dos alunos das escolas de caraíbas, muitos estão desenhando em seus cadernos e nas carteiras das escolas, desenho de “armas de fogo” e tendo comportamento estranhos, que deixou o vereador preocupado com os alunos.



A vereadora Jane de bento, usou a tribuna para falar de seus princípios e de exemplos familiares que lhe tornaram uma pessoa de índole, educada e de caráter. A vereadora também conseguiu marca para próxima semana, a tão esperada reunião dos vereadores com a gestora do município. Jane falou do uso de celulares em sala de aula, que vem lutando contra esse problema nas escolas do município.

POPULAÇÃO PRESENTE NA REUNIÃO:




O vereador Beto de Arnobio não estava presente, por motivo de saúde.

Imagens Eloy Netto



Um comentário:

Unknown disse...

eu nao sei por que as coisas nao funcionam neste municipio que eu tanto amo, por que ao ler a ata desta reuniao eu percebo que foi uma reuniao muito bonita, onde se tinha pessoas educadas que buscam pela melhoria do municipio, porem quando vai para a realidade o municipio vem a anos e anos com uma saude que funciona de pessimas qualidade, os alunos indo para a escola em paus de araras ou em onibus caindo aos pedacos, e que falta na maioria dos dias, as estradas sao uma vergonha, principalmente a que da acesso a barra do tarrachil, e os funcionarios contratados pela prefeitura sao super privilegiados no mes que recebem. entre outros grandes problemas, mas voltando para a reuniao eu percebo que quase todas as autoridades ali presentes sao pessoas que estao no segundo mandato, ou que assumem o lugar de alguem que governou por muitos anos, ou seja a grande maioria daquelas pessoas ja estao ali a pelo menos oito anos e o municipio permanece a mesma coisa, entao eu gostaria de saber porque os problemas do municipio sao discutidos nas reunioes mais nao se tem resultados beneficentes para a populacao.