quarta-feira, maio 27, 2015

SENHORA CHEGA COM FORTE DOR DE CABEÇA EM POSTO MEDICO, E NÃO É BEM ATENDIDA.


Redação Chorrochoemfoco
Na manha dessa quarta-feira 27, uma senhora que não quis se identificar, procurou o posto Medico Dona Lidu da cidade de Chorrochó-BA, com forte dor de cabeça. Mais a mesma foi surpreendida desde da forma que foi recepcionada pelos funcionários públicos, como também pelo não atendimento medico. A senhora relatou a redação do blog Chorrochoemfoco, que não poderia ser atendida, porque as fichas já tinha acabado, e que a paciente teria que conversa com o medico, para saber se ele poderia atende-la, após o mesmo atender todos os pacientes que já tinha feito a ficha. Ou que a paciente, se dirigisse a sua comunidade, caraíbas onde a mesma reside, pois la tem atendimento medico no PSF local. A senhora indignada, se retirou do posto medico.

A paciente então, foi orientada por conhecidos, a ir ao Hospital da cidade. Chegando lá, a mesma foi atendida devidamente, e muito bem, pelos funcionários do setor, onde uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem lhe aferiu a pressão e a medicou. Mesmo assim a senhora não por satisfeita, retornou ao posto medico Dona Lidu, onde foi explicada a situação da mesma, ao medico. O Drº então, fez novamente outro atendimento a senhora.


O Blog manteve contato com a secretaria municipal de saúde do município, para saber o motivo do não, atendimento imediato daquela senhora.
A própria secretária Raquel Ferraz, nos explicou que, o posto de saúde dona Lidu inaugurado recentemente, atende pelo programa de saúde familiar (PSF) da sede, sendo prioridade os pacientes da sede do município Chorrochó. E que inclusive, já atende gestantes da região da Decida, sítios do Lourenço entre outras localidade, que deveriam ser atendidas no PSF do povoado de São Jose. Mais como as pacientes tem fácil, e melhor acesso ao sede Chorrochó, os atendimento são feitos por aqui mesmo na sede, e devido a esses atendimentos serem na maioria, as quartas-feiras, há essa super lotação no posto medico dona Lidu. Explicou a Secretária.
Em relação a funcionaria indicar que a paciente  fosse atendida na localidade que reside, era justamente porque no dia de hoje, quarta feira, o medico do PSF do povoado de Caraibas  na parte da tarde, estaria fazendo atendimento local. Acrescentou Raquel Ferraz.

E muitas vezes alguns pacientes chegam ao hospital querendo ser atendidos, quando o caso é constatado como urgência, o medico sai do PSF e vem fazer o atendimento no hospital, ou a depender da gravidade, o medico plantonista do SAMU faz esse atendimento. Em caso de emergência, de menor gravidade, esse paciente é encaminhado ao posto dona Lidu.Disse Raquel.

Foi lembrando ainda, que os atendimentos pelos médicos do SAMU, são pagos “por fora” com recursos da Prefeitura. A secretária Raquel ainda nos mostrou uma planilha dos gastos com a saúde publica do município, com recursos próprios, que ultrapassa o valo de mais de 100 mil reais mês, e reclama que esses recursos são pouco, para demanda do município que a cada ano vem crescendo, e os recursos repassado a SMS, praticamente ainda são os mesmos.


Raquel orientou ainda, a essas pessoas que sentem dores de cabeças e aumento de pressão arterial constantemente, procurem o PSF de sua localidade para que seja feito consultas, claro, e um cadastro com esses sintomas, pois essas pessoas entraram nos cadastros dos pacientes com hipertensão ou diabetes, e será dada uma atenção extra da secretaria, consequentemente o paciente participará dos programas de atenção a pessoas com hipertensão e diabetes do município. Raquel pede ainda, que as pessoas que estejam com sintomas do vírus “Zica” procurem o posto medico para fazer exames. Pois sendo comprovado o vírus, a secretaria tem como conseguir mais recursos matérias para combater essa doença em todo município. Claro que quanto menos pessoas tiverem com a doença melhor, mais a SMS tendo o registro de quantas pessoas tem infectadas no município, mais rápido chegara ajuda da secretaria do estado da saúde, como também do ministério da saúde. Não queremos dizer que seja só recursos em “dinheiro” mais sim, remédios preventivos e de combate ao vírus, Fumacê entre outros matérias no combater a doença. Alertou a SMS de Chorrochó.

Imagens:Chorrochonline/lider do sertao fm

.

Nenhum comentário: