terça-feira, junho 23, 2015

CONSÓRCIO CAPACITA FAMÍLIAS NO SERTÃO DA BAHIA PARA RECE



O Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, no ultimo sábado (13) e domingo (14), a capacitação de famílias que irão receber cisternas em Curaçá e Remanso.  A ação teve o objetivo de preparar os beneficiários para o uso correto do benefício, além de abordar a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido.
De acordo com Rosilda Varjão, responsável pela capacitação das famílias na comunidade de Fazenda do Meio, em Curaçá-BA, cerca de 50 famílias serão beneficiadas com as cisternas para captar água de chuva para consumo humano. “O nosso primeiro trabalho é mobilizar as famílias. Explicamos como funciona este trabalho, mostramos que a comunidade está viva e precisa disso para melhorar, e a cisterna é uma ferramenta neste processo”, explicou.
Uma das beneficiárias atendidas pelo CONSTESF, Dona Estelita Maria da Costa, se mostrou bastante emocionada e destacou a importância do benefício como forma de melhorar a saúde da sua família. “A água é muito longe e é muito sofrido para ir pegar lá no rio por causa do meu problema de coluna. Agora com a água mais perto vai melhorar minha saúde”, frisou.
Na comunidade quilombola, Vila Aparecida, em Remanso-BA, serão instaladas cerca de 320 cisternas, sendo dividas entre tecnologias para consumo humano e para fins de produção. “O nosso objetivo é atender comunidades que se encaixam nos critérios, como assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas. Essas 70 famílias que passaram pela capacitação, aqui em Remanso, atendem a esses critérios. Agora, o próximo passo é começar a construção das cisternas, estamos prevendo um prazo de 10 dias pára o início”, afirmou.
O CONSTESF
O Consócio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco é uma associação pública de direito público fundada em 15 de outubro de 2009, com base na Lei Federal 11.107, fruto de um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial nos 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco na Bahia. Os municípios consorciados são Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos. O atual presidente do CONSTESF é Luíz Vicente Berti, prefeito de Sobradinho. 
O CONSTESF possui como objetivo a realização de serviços públicos, associados ou não a obras, nas áreas de educação, saúde, agricultura familiar, saneamento, energia, transporte, meio ambiente, segurança, dentre outras.

Fonte Aacom Constesf/Jacqueline Santos


Nenhum comentário: